Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas de todo a país se reuniram para debater os principais desafios dessas áreas essenciais para a efetividade do controle externo brasileiro.
De 2 a 4 de outubro, na Escola de Contas do TCE/MT, em Cuiabá, foi realizado o Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos TCEs, com o tema: “Aprimorar, uniformizar e fortalecer a atuação das unidades de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas”
O evento foi precedido por reunião técnica, no dia 02/10, que contou com a participação de representantes de quase todas as Corregedorias e Ouvidorias dos TCEs brasileiros, na qual foram debatidos e alinhados os procedimentos do Encontro.
A reunião de Cuiabá contou com palestras, exposições e exemplos de boas práticas das Corregedorias e Ouvidorias, além da apresentação de novas ideias, sugestões e propostas que visam melhorar os produtos e serviços dos Tribunais de Contas.
As palestras ministradas por conselheiros, ouvidores, corregedores e auditores trouxeram uma variedade de programas e atividades desenvolvidas pelos mais diversos TCEs, que promovem desde a humanização dos atendimentos desses órgãos até a consequente melhoria e ampliação de produtos e serviços ofertados à sociedade.
Durante o evento, a Atricon aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento da nova Cartilha das Ouvidorias dos Tribunais de Contas, que norteia e auxilia as atividades dessas unidades crucias ao exercício do controle externo.
Como proposta final, todos os ouvidores assinaram a Carta de Cuiabá, que apresenta novas propostas, visando à uniformização e ao aprimoramento de todas as atividades das Ouvidorias dos Tribunais de Contas nacionais.
A palestra final foi proferida pelo Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior, que falou das experiências da CGU à frente da atuação correcional.