Com aferição de pressão e glicemia capilar, a Supervisão de Qualidade de Vida (Suvid) do Tribunal de Contas do Estado dá início, nesta quarta-feira (10) ao calendário de atividades relativas ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. O mais comum entre os homens, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Para o dia 18/11 às 11h00 está programada a Live - “Prevenção de câncer de próstata - tire as dúvidas com o urologista”, com a participação do médico urologista Dr. Jório Barros e da Dra. Ana Paula P. de Moraes, médica do TCE. Os médicos conversarão sobre a necessidade de conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, prevenção e tratamentos do câncer de próstata, além de tirar as dúvidas dos participantes.
A campanha se encerra no próximo dia 24, com a segunda fase da campanha de vacinação, incluindo Influenza H1N1, Tríplice Viral, Febre Amarela e Hepatite B e DT.
A Campanha Novembro Azul surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.
Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Na campanha é também pregado o No Shave November, que em tradução literal significa Novembro Sem Barbear. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha.
No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.