Compartilhar boas práticas é o caminho mais rápido e seguro para encarar os desafios de uma realidade em constante mutação. Dentro dessa lógica, cada vez mais adotada no contexto das organizações públicas do país, especialmente do controle externo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) promoveu nesta quinta-feira (07), visita ao Econúcleo da Defensoria Pública no Maranhão, um projeto que envolve práticas ecologicamente corretas em todas as etapas de sua construção, manutenção e funcionamento.
Acompanhado de assessores das áreas de relações institucionais, segurança institucional e meio ambiente, o presidente Washington de Oliveira foi recebido pelo Defensor Geral do Estado, Gabriel Furtado, que forneceu todas as explicações sobre o projeto, reconhecido e premiado nacionalmente. Somente na gestão atual, entre 2019 e 2022, foram inaugurados 27 Econúcleos, sendo 25 no interior (dois deles em Caxias e Coroatá, substituindo unidades já existentes) e dois em bairros de grande adensamento populacional na capital.
Pela iniciativa, a Defensoria Pública conquistou, em 2020, o segundo lugar na categoria Inovação na Gestão Pública, do 8º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública – Prêmio A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Considerada pioneira, a iniciativa é sustentada em três pilares: economicidade, sustentabilidade e responsabilidade social, o que inclui aspectos que vão desde o menor tempo de construção e autossuficiência em energia elétrica até a permeabilidade do solo por meio da pavimentação de grama e britas, facilitando o escoamento da água de chuva.
“Trata-se de uma experiência exitosa, de impactos positivos plenamente mensuráveis e de grande valia para todos os agentes públicos comprometidos com a questão ambiental, hoje questão de sobrevivência para a espécie humana”, avaliou o conselheiro. Ele adiantou ainda que as informações serão agora processadas pelo comitê de sustentabilidade do Tribunal, que deverá avaliar as possibilidades de aproveitamento das práticas dentro do planejamento do órgão.