Quarenta auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) iniciaram na manhã desta segunda-feira, 7, capacitação profissional em auditoria contábil-financeira. Com carga horária de quarenta horas, a atividade integra o programa de qualificação dos servidores da instituição e está sendo realizada na Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex).
O curso é ministrado pelo professor Filipi Assunção Oliveira, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela UFMG, Especialista em Gestão Fiscal pela Universidade Estácio de Sá, Especialista em Contabilidade Pública pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMG, Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Estácio de Sá e Coordenador do Núcleo de Auditoria Financeira no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).
No contexto das atividades de controle externo, a auditoria financeira tem como finalidade analisar se as informações financeiras de uma entidade foram elaboradas e apresentadas de acordo com as normas e regulamentos exigidos para a sua veiculação. No caso do setor público, essa auditoria pode envolver outros objetivos além daqueles de avaliar as demonstrações financeiras propriamente ditas. Esses objetivos podem incluir a auditoria de: contas de governo ou de entidades ou outros relatórios financeiros; orçamentos, ações orçamentárias, dotações e outras decisões sobre a alocação de recursos e sua implementação; políticas, programas ou atividades definidas por suas bases legais ou fontes de financiamento e categorias de receitas ou despesas ou de ativos ou passivos.
O curso de auditoria contábil-financeira será dividido em seis módulos, abordando os seguintes temas: Módulo 1 – Introdução: a atividade de auditoria contábil independente; normas internacionais e nacionais de auditoria independente; asseguração razoável (auditoria) e limitada (revisão); objetivos do trabalho de auditoria; estrutura geral de um trabalho de auditoria sobre demonstrações contábeis; documentação de auditoria.
Módulo 2 – Atividades preliminares: termos do trabalho de auditoria; avaliação da estrutura de relatório financeiro; definição da equipe de auditoria; independência e cumprimento de requisitos éticos.
Módulo 3 – Planejamento de auditoria: identificação e avaliação de riscos; tipos de riscos; afirmações de auditoria; entendimento da entidade auditada e do seu controle interno; procedimentos analíticos preliminares; materialidade; avaliação do desenho e implementação de controles internos; envolvimento de especialistas, utilização dos trabalhos de auditoria interna; fraudes e erros.
Módulo 4 – Respostas de auditoria: respostas gerais de auditoria; testes de eficácia operacional de controles; procedimentos analíticos substantivos; testes de detalhes; técnicas de auditoria; evidências de auditoria; amostragem aplicada à auditoria; auditoria de estimativas contábeis.
Módulo 5 – Finalização dos trabalhos: avaliação dos resultados e evidências, revisão da materialidade; comunicação de deficiências de controles internos; procedimentos analíticos de encerramento; representações formais; eventos subsequentes; distorções identificadas e seus efeitos sobre a opinião do auditor.
Módulo 6 – Relatório de auditoria: estrutura geral; tipos de opinião; parágrafos de ênfase e outros assuntos; principais assuntos de auditoria.
Ao término da capacitação, os auditores do TCE estarão aptos a aprimorar a qualidade de procedimentos específicos da auditoria como: identificar e avaliar riscos de distorções relevantes no contexto de demonstrações contábeis; desenvolver e implementar respostas de auditoria para riscos identificados; compreender os diferentes tipos de respostas a riscos de auditoria; desenvolver procedimentos de auditoria para riscos correlacionados aos principais saldos contábeis e transações existentes nas demonstrações contábeis; aplicar diferentes técnicas de auditoria para desenvolvimento de procedimentos e aplicar procedimentos de amostragem no contexto de auditoria de grandes populações, tanto no contexto de testes de eficácia operacional de controles quanto para exames substantivos.