Reunião apresenta módulo do SAE para novas prefeituras e câmaras

 

Termina nesta quinta-feira o encontro de trabalho promovido pela Unidade Técnica de Controle Externo (Utcex I) com os representantes dos municípios selecionados para a implantação da segunda etapa do módulo Execução Orçamentária do Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE). Voltado para a área contábil e de controle interno dos municípios, o encontro envolveu representantes das prefeituras nos dois primeiros dias. Amanhã será a vez das câmaras municipais.

Um total de 73 municípios participa da reunião, que tem o objetivo de apresentar a sistemática de implantação do módulo Execução, além da monitoria e calendário de obrigações. No ano passado 20 prefeituras foram incluídas no módulo, número que este ano salta para 73, com a inclusão de mais 53 prefeituras escolhidas por meio de sorteio, de acordo com as instruções normativas que disciplinam a matéria.

A expectativa é de que, já em 2018, todos os municípios maranhenses sejam alcançados pelo módulo Execução, ficando obrigados a inserir os dados da execução orçamentária municipal na base de dados do TCE.

De acordo com a metodologia do encontro, metade das prefeituras se reuniu ontem e metade está reunida hoje, ficando o último dia reservada para as câmaras municipais. As apresentações ficaram a cargo das auditoras de controle externo, Helvilane Araújo, gestora da Unidade, e Lilian Barbosa.

Um aspecto enfatizado ao longo dos três dias da reunião é a monitoria, experiência implantada com êxito no ano passado e estendida esse ano para as novas prefeituras. “Pela sistemática adotada, cada auditor fica responsável por três prefeituras, em média, durante todo o exercício”, destaca Helvilane Araújo.

Uma novidade esse ano é que a monitoria não ficou restrita à supervisão de auditoria eletrônica, incluindo a participação de monitores de outas unidades. “Ou seja, ao mesmo tempo em que se aumentou a quantidade de prefeituras monitoradas, amplia-se o conhecimento do SAE no âmbito interno da instituição”, observa a auditora.

Ao longo do ano, com o apoio da Escola Superior de Controle Externo (Escex), deverão ser promovidos novos encontros, dessa vez voltados para os municípios que ainda não foram incluídos no módulo execução orçamentária do SAE, no formato de capacitação.


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC