Conselheiro Ouvidor visita presidente do TCU

O Conselheiro Washington Luiz, Ouvidor do TCE/MA, foi recebido nesta quinta (23) em audiência pelo Presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, o ministro Raimundo Carreiro e seus auxiliares para fazer um convite ao Presidente e tratar de outras pautas de interesse do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

A razão principal da audiência foi convidar o ministro Carreiro para participar das festividades em comemoração aos 70 anos de fundação do TCE/MA, oportunidade em que o presidente do TCU será homenageado com a Medalha Ruy Barbosa, juntamente com outras autoridades. A medalha é a honraria máxima concedida pelo TCE às personalidades que realizaram algo significativo em favor do controle externo no Maranhão. O Ouvidor aproveitou a oportunidade para relatar ao ministro a programação que será desenvolvida ao longo de 2017, para comemorar data.

Washington Luiz também tratou de ações a serem realizadas em parceria com a unidade do TCU no Maranhão, a SECEX, visando o desenvolvimento de projetos voltados para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional dos próximos quinze anos. São 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como a erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, mudança de clima e cidades sustentáveis, dentre outros. O Tribunal de Contas da União já possui uma Secretaria específica dentro do órgão que trata dos ODS.

O Ouvidor aproveitou para solicitar ao Presidente que inclua o Tribunal de Contas do Maranhão na agenda de cursos, palestras e capacitações do Instituto Serzêdello Correa - ISC, que é uma unidade de apoio estratégico do TCU que tem por finalidade propor políticas públicas e diretrizes de seleção externa de servidores, educação corporativa, gestão do conhecimento organizacional e gestão documental.

O Ministro Raimundo Carreiro, maranhense de São Raimundo das Mangabeiras, ao manifestar seu apreço pela visita do Conselheiro Ouvidor, declarou-se lisonjeado em ser agraciado com a medalha Ruy Barbosa, colocando o TCU e todas as suas unidades a disposição do TCE/MA: “Fico muito honrado por ser um dos escolhidos para receber a medalha Ruy Barbosa num momento tão importante e histórico para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e quero aqui ressaltar a disponibilidade do TCU em colaborar com o que for possível em todas as ações do TCE/MA, seja com relação aos ODS, seja em firmar parcerias com o ISC que possam promover a educação corporativa”, destacou Carreiro.

O Conselheiro Washington Luiz ressaltou a importância dessa visita e da aproximação do TCU com o TCE. “As demandas aqui apresentadas em nome de todos que fazem o TCE do Maranhão, são de extrema relevância para o avanço do controle externo, para os servidores, que certamente crescerão profissionalmente e para a nossa Corte de Contas, uma vez que essa proximidade e essa parceria com o Tribunal de Contas da União, nos elevará ao patamar de excelência que a sociedade maranhense precisa e merece”, afirmou o Ouvidor.


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC