Comissão Organizadora do “II Seminário de Informação e de Documentação Jurídicas do Maranhão” realiza reunião de trabalho no TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) sediou na manhã desta sexta-feira, 07/07, a segunda reunião da Comissão Organizadora do “II Seminário de Informação e de Documentação Jurídicas do Maranhão – SEDIJur/MA, que será realizado em São Luís, de 5 a 7 de dezembro.

O Seminário de Informação e Documentação Jurídicas do Maranhão (SEDIJur/MA) é um evento bienal realizado pelo Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Conselho Regional de Biblioteconomia - 13° Região. O tema do evento é “Segurança e preservação da informação e da documentação jurídica nas organizações: desafios e perspectivas”.

Participaram da reunião de trabalho, além de integrantes da Universidade Federal do Maranhão e do Conselho Regional de Biblioteconomia, profissionais das áreas de informação e documentação do Tribunal de Justiça (TJ), do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da Escola Maranhense de Magistratura (ESMAM) e do Arquivo Público do Estado (APEM).

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) foi representado pelos auditores estaduais de controle externo José de Ribamar Nojosa, da Biblioteca do TCE e Lúcia Cristina do Nascimento Costa Rodrigues, do Arquivo do TCE, membros da Comissão Organizadora do evento.

Os participantes analisaram em detalhes o projeto do evento para a elaboração da versão definitiva que será apresentada à Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) para captação dos recursos necessários à realização.

Foi definida também a data de realização da próxima reunião de trabalho da Comissão Organizadora, que acontecerá dia 11 de agosto, na Biblioteca do Tribunal de Justiça, localizada no anexo do TJ.

O II Seminário de Informação e de Documentação Jurídicas do Maranhão – SEDIJur/MA é direcionado a bibliotecários, arquivistas, historiadores, advogados, profissionais de tecnologia da informação e áreas afins. Podem participar também alunos dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, História, Tecnologia da Informação e afins.

O evento será realizado no Auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária Dom Delgado, na Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga.

Áreas estratégicas – As áreas de Documentação e de Informação são cada vez mais estratégicas no cenário de atuação das organizações contemporâneas. Além de oferecerem as bases para que decisões estratégicas sejam tomadas pelos gestores, há o aspecto que envolve a difusão de informações à sociedade, que em nosso pais ganhou ênfase ainda maior com a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, à qual estão sujeitas todas as instituições públicas.

Diversas iniciativas têm sido tomadas para aprimorar a reunião, o tratamento, a catalogação, a classificação, o armazenamento e a difusão das informações no âmbito das organizações públicas e as ferramentas da Tecnologia da Informação têm oferecido contribuição fundamental nesse processo.

Para José de Ribamar Nojosa, gestor da Biblioteca do TCE, a realização do “II Seminário de Informação e de Documentação Jurídicas do Maranhão – SEDIJur/MA” é uma oportunidade para debater em profundidade as mudanças que vêm ocorrendo nestes campos de conhecimento. “Informação e documentação são áreas vitais para uma atuação cada vez mais efetiva das instituições públicas. O conhecimento nessas áreas é produzido num ritmo muito rápido. O seminário representará uma oportunidade de debater em profundidade temas importantes de nosso cotidiano profissional”, destacou Ribamar Nojosa.

Confira a programação do “II Seminário de Informação e de Documentação Jurídicas do Maranhão – SEDIJur/MA”:

DIA 05/12/2017 – Manhã

8h às 9h – Inscrições e entrega de material

9h – Coffee break e Apresentação Musical

9h30min. - Abertura Oficial – Mesa de Abertura

10h – Conferência de Abertura: “SEGURANÇA E PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DA DOCUMENTAÇÃO JURÍDICAS NAS ORGANIZAÇÕES: desafios e perspectivas”

Palestrante: Prof. Dr. Daniel Flores – UFSM

Coordenadora: Profa. Dra. Leoneide Maria Brito Martins – UFMA; CRB-13; TJMA

11h20min – Debate

DIA 06/12/2017 – Manhã

8h às 9h30min. – Apresentação de pôsteres com relatos de experiências sobre boas práticas profissionais e divulgação de projetos de intervenção em Bibliotecas, Arquivos e Centros de Memória Judiciais

9h40min. - 12h – Mesa Redonda 1 - “Atuação dos Profissionais da Informação e a Gestão da Documentação Jurídica em Bibliotecas, Arquivos e Centros de Memória: cenários e tendências atuais”

Palestrante 1 –  Lucivaldo Vasconcelos Barros – MPF/PRPA

Palestrante 2 –  Konrad Augusto de Alvarenga Amaral – MPF-PGR

Palestrante 3 –  Luiz Fernando Duarte de Almeida – CGEDM/TST;CGDOC/CSJT

Palestrante 4 –  Edvania Kátia Sousa Silva – CEMOC-TRT/MA

Coordenadora:  Profa. Dra. Dirlene Santos Barros – UFMA/DEBIB

DIA 07/12/2017 – Manhã

8h às 9h30min. – Apresentação de pôsteres com relatos de experiências sobre boas práticas profissionais e divulgação de projetos de intervenção em Bibliotecas, Arquivos e Centros de Memória Judiciais

9h40min. - 12h – Mesa Redonda 2 - “Repositórios Digitais/Institucionais como Ferramentas de Preservação e Difusão da Informação Jurídica”

Palestrante 1 – Adriana Carla Oliveira - TJRN

Palestrante 2 – Pablo Soledade de Almeida Santos – Cursos ApoioGed

Palestrante 3 – Romoaldo Zacarias - EDOC Capacitação & Treinamento

Palestrante 4 – Paulo Rocha Neto - TJMA

Coordenador: José de Ribamar Nojosa – TCE

De 28 a 30/11/2017 – Tarde – MINICURSOS – 14h às 18h – (CH - 15h)

Minicurso 1 – Repositórios Digitais: fundamentos básicos - Prof. Dr. Roosewelt Lins – UFMA

Minicurso 2 – Uso do ICA AtoM - Prof. Dr. Sergio Rodrigues/Prof. Dr. Daniel Flores - UFSM

Minicurso 3 – Preservação de Acervos Digitais – Prof. Ms. Pablo Soledade – Cursos ApoioGed

Minicurso 4 – GED PAPERLESS -  Romoaldo Zacarias - EDOC Capacitação & Treinamento


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