MMD-TC: treinamento prepara comissões para aplicação 2019

O conselheiro Caldas Furtado, atual Ouvidor do TCE, foi o representante da corte de contas maranhense no treinamento do programa Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas, realizado em São Paulo nos dias 11 e 12 passados. Destinada à Comissão de Garantia da Qualidade do MMD-TC, a atividade dá sequência ao calendário de preparação das equipes encarregadas da aplicação 2019 do programa.

Com a abordagem para a temática ‘Conceitos, Princípios e Diretrizes de Auditoria”, na segunda-feira (10/06), o dia foi dedicado a uma recapitulação do treinamento das Comissões de Avaliação e de Controle de Qualidade, específica para integrantes que se ausentaram da preparação ocorrida no mês de abril, no TCM-SP.

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas – Atricon, Fábio Nogueira explicou que o MMD-TC “não poderia prescindir de tão valorosas contribuições” e por isto a Atricon ampliou o calendário de treinamento, estabelecido pela Comissão de Coordenação Geral e pela Fundação Vanzolini (USP-SP), que se encarregam da preparação das comissões. Essas fases preparatórias são cruciais, de acordo com o presidente, para o bom êxito da aplicação. As equipes são formadas por conselheiros e técnicos do Sistema Tribunais de Contas

Certificação – A metodologia empregada no Marco de Medição de Desempenho para por um processo de certificação, a cargo da Fundação Vanzolini (USP-SP), maior entidade certificadora da América Latina. De acordo com Fábio Nogueira, com o certificado o MMD-TC terá, ainda mais, consubstanciados os seus procedimentos de avaliação e a confirmação da efetividade da ferramenta.


Com informações da Atricon

 


© 2025 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC