O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai criar um espaço próprio para profissionais de Contabilidade a fim de que eles, principalmente os que prestam serviços a órgãos públicos – prefeituras, câmaras municipais, Assembleia Legislativa, secretarias de estado e de municípios e outros que devem prestar informações sobre o uso de suas verbas – possam acompanhar mais de perto a apreciação e julgamento de seus balanços.
O anúncio foi feito pelo conselheiro Nonato Lago, presidente do TCE, no pronunciamento de abertura da solenidade de lançamento do Abraçando o Controle Social, programa lançado pela Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e que foi implantado no estado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
De acordo com Nonato Lago, será uma sala estruturada com mobiliário, ar-condicionado, wi-fi, cabendo aos usuários a disponibilização dos equipamentos que vão utilizar: computador, notebook, telefone, material de expediente etc.
O presidente do TCE justifica a disponibilização desse espaço lembrando que os contabilistas sãos os profissionais mais próximos em afinidade de trabalho com a Corte de Contas, até porque são eles que elaboram as peças encaminhadas para apreciação de auditores e conselheiros.
Além dos contabilistas, os advogados também ganharão espaço próprio, a exemplo do que há para eles nos fóruns de Justiça. Os profissionais de Direito também têm afinidades com as ações do TCE. Nonato Lago espera entregar as duas salas ainda neste semestre.