A Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão iniciou a programação de Audiências Públicas de Controle Social e Cidadania previstas para 2019.
A primeira audiência foi realizada na sexta-feira, 15/03, na cidade de São João dos Patos, localizada a 540 quilômetros de São Luís, na microrregião das chapadas do Alto Itapecuru.
Para o evento em São João dos Patos foram convidados cidadãos, prefeitos, representantes de sindicados, instituições da sociedade civil organizada e vereadores dos municípios de Barão de Grajaú, Colinas, Governador Luís Rocha, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Maranhão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.
Além dos municípios maranhenses, a Rede de Controle da Gestão Pública convidou representantes de alguns municípios do estado do Piauí para conhecer o formato das audiências públicas e ampliar a troca de informações com vistas a aprimorar as estratégias de combate à corrupção.
A superintendente da Controladoria-Geral da União no Piauí, Érika Lobo, disse que o intercâmbio com a Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão e o conhecimento das ações realizadas pelas instituições que a integram permitirá que iniciativas semelhantes venha a ser implantadas pela CGU no Piauí. “Nossa participação na audiência de São João dos Patos foi muito produtiva. Conhecemos essa iniciativa exitosa de qualificação e estímulo à participação cidadã que é fundamental para a ampliação e fortalecimento do controle social”, afirmou Érika Lobo.
Para o coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública e secretário do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre Walraven, a continuidade da realização das audiências públicas é uma forma de contribuir para uma transformação positiva na mobilização da sociedade civil organizada e no padrão gerencial das administrações dos municípios maranhenses. “O controle externo tem investido em medidas de natureza pedagógica como aspecto preventivo e de conscientização. Sem abrir mão de medidas punitivas, quando elas são necessárias, qualificar os gestores públicos e estimular os cidadãos a monitorar o uso dos recursos públicos são caminhos para que sejam alcançados resultados concretos no combate à corrupção”, enfatizou Walraven.
A próxima Audiência Pública de Controle Social e Cidadania deve ser realizada no mês de abril na cidade de Matões.