TCE e Famem estreitam parceria em favor da boa gestão municipal

foto site 01

Ao receber, na manhã desta quinta-feira (14), a visita do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Nonato Lago, prometeu dar, no mais breve espaço de tempo, resposta a uma consulta da entidade sobre os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No mesmo encontro, os dirigentes dos dois órgãos debateram a possibilidade de encontros regionais para esclarecimento tanto de gestores quanto de servidores sobre acúmulos indevidos de funções no serviço público.

A consulta da Famem é para que seja analisada a possibilidade de retirar da base de cálculo das prestações de contas os programas federais Saúde da Família, Saúde Bucal, NASF e outros, o que, na visão da entidade, beneficiaria mais de cem municípios que não conseguem atender aos limites impostos pela LRF e hoje estão inadimplentes, impossibilitados de fazer novos convênios. Segundo o presidente da Famem, o pleito “visa a favorecer inúmeros municípios que, na atual situação, não conseguem obter convênios junto aos Governos Federal e Estadual, prejudicando assim milhares de pessoas que poderiam ser diretamente beneficiadas por tais convênios¨.

De acordo com Nonato Lago, a solicitação já foi repassada ao Ministério Público de Contas (MPE) e tão logo saia o parecer o assunto será analisado pelo plenário. Ele acredita que, provavelmente, na última sessão de março seja apreciado pelos conselheiros.

foto famem março

Numa outra reivindicação, Erlânio Xavier pediu que Tribunal de Contas e Ministério Público se unam à Famem para que sejam realizadas audiências regionais a fim de explicar a inconstitucionalidade do acúmulo de cargos. Segundo ele, com a aproximação do pleito eleitoral os opositores dos atuais prefeitos vão fazer campanha responsabilizando-os por eventuais demissões, não esclarecendo que trata-se do cumprimento de uma decisão legal.

O presidente do TCE concordou e disse que tudo fará para que as duas entidades trabalhem unidas para que os gestores municipais possam cumprir suas obrigações e promover o bem da sociedade, pois este é o fundamento da gestão pública.

Erlânio Xavier estava acompanhado do seu vice, Erick Costa, e de assessores jurídicos. Pelo TCE, além do presidente, participaram do encontro os conselheiros Edmar Cutrim, Jorge Pavão e Washington Oliveira, além de auditores.


© 2025 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC