Em uma iniciativa do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência do TCE-MA (GASIP) em parceria com a Escola de Contas do TCE-MA (ESCEX), aconteceu na terça-feira, (24), na Sala Retrátil da ESCEX, a "Capacitação sobre sociologia do crime e da violência", com a participação de 34 servidores do tribunal, superando a expectativa inicial de 30 participantes.
O objetivo do encontro foi ampliar os conhecimentos dos servidores em relação às práticas do cotidiano quanto à sociologia do crime e da violência, seja no trabalho ou na convivência social, em uma abordagem referente a termos ligados à segurança pública.
Realizada em três horas, das 9h00 às 12h, a capacitação também foi pensada como um momento de interação entre o GASIP e os servidores do TCE. "Uma das nossas finalidades com esta capacitação foi aproximar o gabinete institucional dos demais serventuários da casa, estreitando nossas relações e ajudando no mútuo conhecimento", disse o coronel Laércio Ozório Bueno, chefe do GASIP.
A capacitação focou ainda em criar condições para que os servidores possam desenvolver uma conduta ética e cidadã no desempenho de suas atividades de trabalho e também no seu dia a dia fora do ambiente de trabalho. "O tema da capacitação, apesar de não estar vinculado diretamente ao nosso trabalho como auditores aqui no tribunal de contas, nos diz respeito com cidadãos, como pessoas que vivem em sociedade, que são atingidas pela violência. Então, estudar um pouco mais sobre sociologia, sobre o que é o crime, é enriquecedor pra gente como pessoa. Compreender os diversos tipos de crime amplia nosso conhecimento, o que é sempre de grande valia para nós", destacou o secretário de Controle Externo do TCE, Bruno Almeida.
Ao final da manhã, a avaliação do coronel Laércio Ozório Bueno foi bastante positiva. "Nossa ideia principal foi alcançada: trazer essa discussão, um assunto muito importante, para nossa convivência social, refletindo sobre o nosso papel na sociedade. O resultado eu classifico como sensacional, as pessoas interagiram, houve troca de informações, nos deixando satisfeitos ao final do evento, com um aprendizado muito grande para todos os presentes" disse Ozório.
Após o encerramento, o chefe do GASIP recebeu um certificado pela sua colaboração como facilitador da capacitação das mãos do conselheiro Álvaro César de França Ferreira.