Participação e entusiasmo marcam primeiro dia de Oficina de Pintura

oficina arte 01

Como parte da programação paralela à exposição “Olhares sobre o Cotidiano”, do artista plástico João Carlos Pimentel, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (29), a primeira das quatro oficinas de pintura destinadas aos servidores do TCE. A primeira exposição individual do premiado artista nas dependências da instituição da qual é servidor, é promovida pela Biblioteca do Tribunal, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escex).

Foram oferecidas 60 vagas divididas em quatro turmas de 15 alunos, destinadas aos servidores ativos e inativos previamente inscritos através do Sistema Sophia. As oficinas acontecerão uma vez por semana, nos dias 20 e 27 de setembro, e nos dias 4 e 11 de outubro, na sala Grupo de Trabalho da Escola, localizada no prédio sede.

Reunindo servidores de várias unidades do TCE, o primeiro dia da Oficina de Pintura cumpriu plenamente seu objetivo, segundo os participantes. De acordo com o gestor da Escola Superior de Controle Externo (Escex) a proposta vem ao encontro de uma das diretrizes da Escola, que é incentivar o conhecimento artístico e histórico, objetivando a integração de cultura e conhecimento à atuação institucional.

oficina arte 02

oficina arte 03

oficina arte 04

"As organizações modernas e com visão de futuro precisam incentivar a participação de seus membros não apenas em iniciativas de cunho técnico mas também em eventos de cunho artístico-cultural, contribuindo para uma cultura cooperativa e de pertencimento. Isso vai muito além do conhecimento técnico”, avalia a coordenadora de Tramitação Processual, Mônica Rocha, participante da oficina.

Na visão da secretária-adjunta de Controle Externo, Carmen Bastos, a iniciativa envolvendo exposição, roda de conversa e oficina acertou em cheio. “A oficina da qual participei foi um momento especial, uma oportunidade de interagir com colegas que nem sempre encontramos no dia a dia. Foi uma atividade que posso chamar de terapêutica, meditativa, de esvaziamento da mente. O resultado é que a cabeça funciona melhor, e isso se reflete inclusive em nossa atividade profissional”, observa.

EXPOSIÇÕES REALIZADAS - JOÃO CARLOS PIMENTEL

Iconografia Urbana de São Luís (Coletiva) – 2003 – Sesc São Luís

Exposições - Imagens do Corpo (Individual) – 2004 - Sesc São Luís

Itapecuru, imagens recorrentes (Coletiva) – 2006 – Sesc Itapecuru

Iconografia Urbana de São Luís (Coletiva) – 2007 – Galeria Nagy Lajos

Sem Perspectiva (Individual) – 2012 - Sesc São Luís

Iconografia Urbana de São Luís (Coletiva) – 2013 - Sesc São Luís

PRÊMIOS RECEBIDOS - JOÃO CARLOS PIMENTEL

Prêmio – Mostra maranhense de humor – 1999- melhor cartoon maranhense

Prêmio – Mostra maranhense de humor – 2000- melhor cartoon maranhense

Prêmio Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís – 1º lugar categoria pintura


© 2025 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC