Será realizado nesta terça-feira (29), às 18h, na Faculdade de Negócios Excellence – Faene (Rua da Mangueira, 200 – Angelim), o 1° Ciclo de Debates Acadêmicos com a Rede de Controle do Maranhão. O tema do evento será “Rede de Controle e formação do auditor social na universidade: prevenção, detecção e enfrentamento à corrupção”.
O ciclo de debates é uma realização da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão e Faene, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Escola de Advocacia de Contas (EAC).
O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, além de educadores e interessados em ampliar conhecimentos sobre as estratégias de prevenção e combate à corrupção.
A inscrição é realizada junto a Faene e a participação é gratuita e aberta a todos os interessados mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, porém as vagas são limitadas.
O ciclo de debates busca expandir a compreensão sobre o tema, como estratégia de prevenção e combate à corrupção, por meio da produção e da disseminação de conhecimentos. Busca-se propiciar um ambiente favorável para a formação de auditores sociais no ambiente universitário, inspirando estes formadores de opinião a um comportamento ético.
O evento, cuja realização coincide com Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, integra as atividades preparatórias para a celebração do Dia Internacional de Combate à Corrupção convencionado pela ONU em 9 de dezembro,
PROGRAMAÇÃO
A abertura do evento será feita pelo diretor da Faculdade de Negócios Excellence, Ricardo Carreira, e pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas no Maranhão, Paulo Henrique Araújo dos Reis, que abordará o tema “Direito fundamental à boa administração pública e o controle externo”.
Em seguida, o primeiro painel da noite abordará as “‘Pequenas’ corrupções e a construção de um ambiente eticamente saudável” e será apresentado pelo diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, Marco Antonio Santos Amorim.
O segundo painel ficará a cargo do secretário-executivo do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre José Caminha Walraven, e terá como tema “Corrupção x Controle Social: o papel das Instituições parceiras”. O último painel tratará de “Ações para prevenção, detecção e combate à corrupção”, apresentado pela superintendente da Controladoria Geral da União no Maranhão, Leylane Maria da Silva. Atuará como debatedor nos três painéis o diretor da Escola de Advocacia de Contas, Átila Dantas.