Uma bem-humorada montagem do grupo teatral Grita, um dos mais longevos da capital maranhense, encerrou, nesta sexta-feira, a cerimônia de lançamento da 5ª edição das Olimpíadas do TCE maranhense. Parodiando a tradição de evento religioso que está na origem dos Jogos Olímpicos, atores se vestiram como deuses do panteão grego para ressaltar a importância da iniciativa dos servidores do TCE maranhense.
A mesma importância foi destacada pelo presidente do Tribunal, conselheiro Nonato Lago, e pelo Secretário de Administração, Ambrósio Guimarães Neto. Em suas falas de boas-vindas ao evento, os dois dirigentes ressaltaram a contribuição dos jogos para o bom relacionamento entre todas as instâncias que compõem a corte de contas. “Pelos temas que a organização agregou, como solidariedade e consciência ambiental, esses jogos ganham mais importância ainda”, observou o presidente.
Após a fala dos dois dirigentes, e de gestores e representantes de outras unidades envolvidas na promoção dos jogos, como Escola Superior de Controle Externo (Escex) e Superintendente de Qualidade de Vida (Suvid) o público presente ao auditório Sarturnino Bello acompanhou a palestra “Atividade Física na Prevenção do Câncer”, com o Professor Eduardo Roberto. Dono de vasto currículo, o professor é Campeão Carioca de Levantamento Olímpico (2003). Entre outras atividades, é Consultor Academia Viva Água.
Em sua quarta edição, as olimpíadas do TC.E incluem neste ano, além das disputas em mais de dez modalidades, Vivência em ciclismo, futebol travinha e futebol de botão, Ação Solidária, com a coleta de donativos para o Instituto Casa do Caminho, e Ação Ambiental de arborização no TCE-MA. A realização é do comitê responsável com apoio do TCE-MA, Associação dos Servidores do TCE – ASTCE e Sindaecema.