TCE comemora sucesso em envio de dados do primeiro quadrimestre do SAE e decide anistiar faltosos de multa

Encerrado o prazo da remessa dos dados relativos ao primeiro quadrimestre de 2019 para o Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE), um conjunto de 17 prefeituras, 152 câmaras municipais, 187 fundos de natureza contábil e 28 órgãos da administração indireta tiveram sucesso no envio de sua execução orçamentária. Apenas 12 prefeituras não completaram a fixação de despesa, sendo devidamente notificadas para apresentação de justificativa.

No TCE, os números foram avaliados positivamente, como demonstração da efetividade do esforço empreendido pelas equipes de contabilidade e sistemas das prefeituras e câmaras do Maranhão. "O esforço conjunto da classe contábil é motivo de orgulho para o Maranhão. Os contadores e gestores estão de parabéns", comemora o supervisor de Tecnologia da Informação do TCE, Giordano Mochel. 

 

 

Na avaliação da supervisora do SAE, Lilian Barbosa, o sucesso no cumprimento do prazo demonstra que os fiscalizados do Tribunal estão empenhados em fortalecer a gestão pública, levando em conta o rigoroso controle financeiro e orçamentário dos órgãos públicos garantido pelo SAE. A auditora lembra que foram mais de 46.000 tentativas de envio em 3 meses.

Diante dos resultados, considerados extremamente positivos, o Tribunal, por meio da presidência da casa, decidiu por anistiar as multas referentes ao envio do SAE no primeiro quadrimestre. "Os prazos referentes ao segundo e terceiro quadrimestre estão mantidos", alerta a auditora Helvilane Araújo, gestora da unidade responsável pelo sistema.


© 2025 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC