Conselheiro Caldas Furtado profere palestra sobre Contas Públicas no TCE-CE

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), José de Ribamar Caldas Furtado, ministrou palestra na última sexta-feira (17/5), sobre Contas Públicas, no TCE do Ceará. O encontro aconteceu no auditório da Escola de Contas e Capacitação do Instituto Plácido Castelo (IPC). A abertura do evento ficou por conta do Presidente Valdomiro Távora, que deu as boas vindas aos participantes. Compuseram a mesa, os conselheiros Edilberto Pontes e Alexandre Figueiredo, decano da instituição.

“O doutor Caldas Furtado vai nos dar uma rica contribuição, tanto pela sua experiência, como no campo jurídico. Ele é autor de quatro livros. São bibliografias de referência e de grande repercussão nacional”, ressaltou o conselheiro-corregedor Edilberto Pontes.

Um dos temas em destaque na palestra foi Ato Doloso de Servidor Público, que pode resultar na tripartição da responsabilidade: reparação de dano patrimonial, pena de demissão ou pena de reclusão. Outro assunto tratado abordou os dois regimes jurídicos de contas públicas: contas do Governo (chefe do poder executivo) e contas dos Administradores de Recursos Públicos.

Ao longo de duas horas de exposição, o conselheiro Caldas Furtado falou dos seus treze anos de experiência no TCE do Maranhão, dos quais onze como conselheiro, e respondeu a questionamentos da plateia. “Acho que atingimos o nosso objetivo, contribuindo para a troca de experiências entre os Tribunais de Contas”, afirmou o conselheiro maranhense.

Além dos diretores, subdiretores de Inspetorias e demais servidores e colaboradores convidados, participaram do encontro os conselheiros Rholden Queiroz e Soraia Victor; o procurador Sousa Lemos; o controlador e ouvidor geral do Estado, João Alves de Melo; e a direção do IPC, Hilária Barreto e Francisco Otávio de Miranda.

Para o conselheiro relator das contas do Governador, Rholden Queiroz, a palestra foi bastante enriquecedora. “Vai contribuir para uma maior objetividade do trabalho desenvolvido pelo TCE cearense”, ressaltou.

“Trata-se de uma palestra é importante e necessária, cujo conteúdo é fundamental para enriquecer nossos trabalhos aqui no Tribunal”, destacou o servidor Francisco Mathias, da 1ª Inspetoria de Controle.

Com informações da

Assessoria de Comunicação Social

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC