Foi lançado na quinta-feira, 12, o Planejamento Estratégico o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) para o ciclo 2019/2027. Os principais pontos do documento foram apresentados aos servidores da instituição a partir da 9h30, no Auditório Interventor Saturnino Belo.
Em solenidade com boa participação dos servidores, o evento se iniciou com a formação de uma mesa com as presenças do conselheiro Nonato Lago, presidente do TCE-MA, do conselheiro Washington Oliveira, vice-presidente do TCE-MA, de Ambrósio Guimarães Neto, secretário-geral do TCE-MA, de Alexandre Walraven, secretário de Controle Externo do TCU no Maranhão, e do procurador-chefe do Ministério Público de Contas (MPC), Paulo Henrique Araújo dos Reis.
O Conselheiro Nonato Lago fez uso da palavra, destacando as conquistas do tribunal desde 2019. “Estamos criando as bases para enfrentarmos com sucesso os desafios de um controle externo ágil, moderno e eficiente. Esses fundamentos são institucionais e se harmonizam com as expectativas dos cidadãos”, afirmou o presidente do TCE.
Também falou o secretário Ambrósio, quando fez um balanço destes últimos 14 meses da gestão, elencando avanços em várias áreas. “Prefiro sempre ações que podem até parecer pequenas, mas que na verdade são estruturantes. Gosto de andar com os pés no chão, firmes, para que andemos com segurança”, avaliou o gestor.
Alexandre Walraven apresentou a experiência do TCU com o planejamento estratégico daquela instituição. Em seguida, desfez-se a mesa e houve a apresentação do documento final com o Planejamento Estratégico do TCE para o ciclo 2019/2027, mostrando o Mapa Estratégico com os objetivos essenciais para a instituição no cenário contemporâneo do controle externo brasileiro, referenciados pela Missão Institucional, Visão de Futuro e Valores para a Sociedade.
A apresentação foi dividida entre os servidores Gladys Melo Aragão Nunes, coordenadora de Informações Gerenciais, Fabio Alex Melo, Secretário de Fiscalização, RenanCoelho de Oliveira, secretário de Tecnologia e Informação, e João Lucas Neto, representando a secretária de Gestão, Carmen Lúcia Bentes Bastos.
O Planejamento Estratégico da Corte de Contas maranhense foi atualizado em razão do encerramento das atividades previstas pelo ciclo anterior, dimensionado para o período de 2012 a 2016. O novo planejamento tem como principal desafio contribuir para a criação das condições que permitam ao TCE conceber ações e estratégias que sejam capazes de dar respostas às crescentes exigências da sociedade por maior agilidade e efetividade por parte do sistema de controle externo brasileiro.
Para a elaboração do Planejamento Estratégico do TCE foi realizado processo licitatório cuja vencedora foi a consultoria MBS, do Rio Grande do Sul. A consultoria possui larga experiência na formatação de planejamentos estratégicos para tribunais de contas e outras instituições públicas e privadas de todo o país.