Setor Psicossocial promove campanha de coleta de sangue

O Setor Psicossocial realiza hoje, até as 13h, no prédio da antiga Escola de Contas (ESCON), mais uma campanha de coleta de sangue para alimentar o Banco de Sangue do TCE. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Hemocentro do Maranhão (HEMOMAR). Estão envolvidos no trabalho 12 profissionais do HEMOMAR e 6 do TCE/MA.

Os servidores que desejem participar serão inicialmente cadastrados como doadores por servidores do HEMOMAR que estarão no local para realizar o atendimento inicial dos participantes da campanha. Após essa fase, o voluntário passará por uma avaliação primária de suas características fisiológicas como peso, pressão arterial, entre outras. Posteriormente, acontecerá uma entrevista médica, indispensável para o encaminhamento ao setor de coleta de sangue.

De acordo com Aracely de Araújo Pinto, assistente social do TCE, a campanha contribui para que os estoques do Banco de Sangue do TCE permaneçam em níveis satisfatórios que possibilitem o atendimento às demandas que venham a ocorrer. Outro aspecto que merece destaque é o que está relacionado à possibilidade de permuta de tipos sanguíneos com outros bancos de sangue, medida comum nessa área. “Quando mantemos em nosso banco de sangue um bom estoque dos variados tipos sanguíneos, podemos inclusive colaborar com outras instituições oferecendo bolsa de sangue dos tipos mais raros. É um gesto gratificante que pode salvar vidas. A colaboração de nossos servidores é fundamental nesse processo”, afirma Aracely.

José de Anchieta Paiva dos Santos, servidor lotado no gabinete do conselheiro Álvaro César de França Ferreira, sempre participa de todas as campanhas de coleta de sangue feitas pelo Setor Psicossocial. Para ele, doar sangue é um gesto valorização da vida: “Doar sangue é um ato de amor que pode salvar muitas vidas. Ao fazer esse gesto, eu me sinto feliz”, afirma.


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC