Doar sangue é um gesto que parece já incorporado aos hábitos dos servidores do TCE-MA. Prova disso foi o comparecimento recorde de pessoas nesta quinta-feira, 20, às dependências da Suvid: 88 fizeram a coleta e 75 efetivamente doaram. “Doar é uma coisa muito simples, além de ser rápido e seguro. É um gesto de carinho e solidariedade”, avalia a gestora da Suvid (Supervisão de Qualidade de Vida), Venina Vale.
As coletas de sangue têm dois objetivos básicos: alimentar o banco de sangue do TCE e contribuir para aumentar o estoque de bolsas disponíveis no Hemomar. A parceria já é consolidada e o TCE hoje tem o status de instituição fidelizada junto ao Hemomar no que diz respeito a coleta de bolsas de sangue.
Cada bolsa ajuda em média três pacientes, pois o Hemomar processa os três componentes básicos do sangue: hemácias, plaquetas e plasma, destinando-os àqueles que necessitam em diferentes procedimentos médicos, nas redes pública e privada de nosso estado. A coleta é feita dentro dos mais rigorosos protocolos médicos e o sangue coletado é testado integralmente em termos de sorologia. Esses fatores garantem a segurança tanto dos doadores quanto dos usuários.