Prefeituras iniciam treinamento em Sistema de Auditoria Eletrônica

O Tribunal de Contas do Estado iniciou nesta segunda-feira (20) o treinamento direcionado para técnicos das Prefeituras de São José de Ribamar e Bacabeira que irão operar, nas suas respectivas administrações, o Sistema de Auditoria Eletrônica, iniciativa criada pelo TCE com o objetivo de promover a transparência fiscal e o melhor controle das contas públicas.

Através do SAE, que funciona como uma ferramenta pioneira de tecnologia da informação, o Tribunal acompanhará, em tempo real, a execução orçamentária e financeira das duas prefeituras maranhenses, que aderiram ao Sistema em 2011 e estão participando de forma experimental.

O treinamento terá continuidade ao longo desta semana e irá garantir que os técnicos obtenham total conhecimento a respeito da operacionalização da ferramenta.

O SAE faz parte das ações que visam tornar mais ágil e eficaz a atuação da Corte de Contas maranhense. Por meio dele, será possível, nos próximos anos, substituir a entrega, em mídia digital, das prestações de contas, uma vez que, o Sistema determina justamente que a execução orçamentária e financeira das prefeituras seja feita de forma constante e rotineira.

Nos próximos meses estes técnicos participarão de mais uma etapa de capacitação, que consistirá no módulo de planejamento. Em seguida, será realizada a capacitação no módulo de execução orçamentária.

“A implantação do SAE é uma iniciativa maravilhosa do TCE que só vem contribuir com este processo de tratar com respeito e austeridade o dinheiro público”, avaliou o secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças de São José de Ribamar, Raul Victor Menezes, que está participando do treinamento.


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