Como parte de uma intensa programação que vem sendo posta em prática, a Escola Superior de Controle Externo (ESCEX) realizou, no último dia 15, a live “Transparência dos Recursos e Gastos Públicos, em tempos de COVID-19”, transmitida ao vivo no canal do YouTube da Secretaria de Tecnologia e Inovação (SETIN).
O encontro teve a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel Alves da Silva; do auditor federal e vencedor do Prêmio Innovare, Wellinton Rezende; do advogado da COSEMS/MA (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão), Eduardo Duailibe; e do auditor de controle externo do TCE/MA, Jorge Lobo, que atuou como moderador e palestrante. A live contou com a intérprete de Libras, da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), Angelina Freitas.
“Esse foi mais um evento promovido pela Escola Superior de Controle Externo que resulta do esforço e empenho de toda sua equipe, no sentido da busca incessante de parceiros e colaboradores que agreguem valor ao debate, explorando temáticas concernentes ao Controle Externo, como forma de contribuir, através do compartilhamento de informações e conhecimentos, para potencializar e aperfeiçoar as ações de controle da Administração Pública”, disse o Gestor da ESCEX, José de Ribamar Lopes Nojosa.
Para o auditor do TCE, Jorge Lobo, o princípio da Transparência da Administração pública é hoje um dos maiores institutos do direito administrativo, pois “só através dele é possível se construir uma real interação entre o cidadão e as ações do Governo em todas as suas esferas, proporcionando o efetivo controle social das políticas públicas”.
“A live teve uma abordagem focada na fiscalização da transparência por meio eletrônico, indicando para a sociedade a importância das ações do monitoramento dos gastos governamentais pelo Controle Externo”, completou o auditor da corte maranhense.