Live debaterá importância de pesquisa do IRB sobre trabalho remoto

Entre os dias 8 e 12 de março, os servidores do TCE maranhense participarão de pesquisa sobre o trabalho remoto realizada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

A pesquisa, que envolverá todos os tribunais de contas do país, tem como objetivo identificar as necessidades dos servidores para adaptação a essa nova condição de trabalho, assim como as habilidades a serem desenvolvidas pelos gestores, a condição de lidar com uma força de trabalho virtual e, dessa forma, subsidiar os órgãos a elaborarem ou aperfeiçoarem seus normativos para a situação de trabalho na modalidade teletrabalho.

Os dados nacionais da pesquisa servirão de base para a elaboração de sugestões de diretrizes para a modalidade de teletrabalho a todo o sistema, sendo que o IRB será responsável pelo envio dos resultados específicos a cada Tribunal participante. Dessa forma, cada um poderá conhecer melhor sua realidade e adotar as medidas internas necessárias.

No âmbito do TCE maranhense, a iniciativa foi muito bem recebida, uma vez que o órgão vem se adaptando com bastante sucesso à experiência do teletrabalho, desde o ano passado. De um modo geral, o Tribunal não registrou nenhum de prejuízo em seu ritmo de trabalho, seja de fiscalização, seja de apreciação de contas, com as sessões virtuais do Pleno.

Para a direção do TCE a pesquisa é de grande relevância, uma vez que aponta para o estabelecimento de práticas uniformes dentro dos TCs no que se refere a essa modalidade de trabalho. “De nossa parte, vamos envolver todo o nosso corpo de servidores nesse levantamento, especialmente aqueles que se utilizam do teletrabalho voluntário”, garantiu o presidente Nonato Lago.

Com o intuito de mobilizar os servidores do TCE para participar da pesquisa, o secretário de fiscalização Fábio Alex de Melo e a secretária de gestão do TCE Carmen Lúcia Bentes Bastos, promoverão live na próxima segunda-feira, 8, direcionada os servidores do TCE, onde serão esclarecidos todos os aspectos relativos à pesquisa e à forma de participação, bem como analisados diversos aspectos pertinentes ao teletrabalho no TCE maranhense.

A live será transmitida a partir das 10h, no Canal da Escola Superior de Controle Externo (Escex) no YouTube.


© 2025 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC