A ficção volta a ganhar espaço na pauta do projeto “Encontro com Escritores”, iniciativa da Biblioteca da Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex), voltada para a promoção do diálogo entre poetas e prosadores maranhenses e seus leitores, em especial, os servidores da instituição.
Dessa vez o convidado é o professor e escritor Charles Santos Simões, primeiro lugar no 1º festival de contos Literarte-RJ e autor do livro "A morte da defunta e outros contos”, ganhador do Troféu Literatura 2017 da ZL Editora.
Inaugurado como encontro presencial no começo de 2020, antes do início da pandemia do coronavirus, com a escritora Lindevânia Martins, o projeto ficou suspenso por algum tempo por conta da crise sanitária, retornando sob o formato de “live”, em novembro passado, com o poeta maranhense radicado no Pará, Samuel Marinho.
Maranhense de Primeira Cruz, Charles Santos Simões produz ficção desde 2013, ano em que ganhou o 1° Festival de Contos Literarte- RJ, em evento ocorrido na cidade de Cabo Frio. Durante o encontro, que será mediado pela auditora do TCE Rossana Jansen, Charles abordará principalmente o seu processo criativo, além de momentos de sua trajetória de escritor, que também inclui os gêneros da crônica e da poesia,
O premiado “A Morte da defunta e outros contos”, segundo o autor, é um recorte da vida simples do povo do Maranhão, principalmente dos lençóis maranhenses, sem esquecer as riquezas históricas e culturais da capital maranhense, cidade que o acolheu e onde vive até hoje.