A Supervisão de Qualidade de Vida do TCE (Suvid) conseguiu arrecadar 37 bolsas de sangue durante a primeira coleta realizada pelo Tribunal neste ano, que contou com o comparecimento de 40 doadores, entre servidores, convidados e familiares. O número foi considerado muito positivo e dentro do esperado, tendo em vista o período de pandemia, que tem afastado muitos doadores das campanhas de coleta.
“Gostaríamos de agradecer a cada doador em particular, pela importância de um gesto que salva vidas, especialmente neste momento difícil que estamos atravessando”, diz a gestora da Suvid, Venina Vale. Para ela, o sucesso da campanha reforça o ânimo de todos em continuar na luta pela recomposição dos estoques de sangue, hoje um grande desafio em todo o país.
A expectativa agora é que o número de doadores e de material coletado cresça ainda mais nas próximas coletas, que ainda não tem data marcada. “O momento é de juntar forças para, enquanto instituição pública, fortalecer essa corrente solidária, ajudando a salvar vidas em um dos momentos mais delicados da vida do país”, observa Venina.
Lembrando sempre que podem participar servidores, dependentes e familiares de servidores. Para doar, basta estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, ter dormido bem nas últimas 24h levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos também pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.