Na próxima quinta-feira, 22, a partir da 9h, será realizado o Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção. O evento, que acontecerá em ambiente virtual, pretende estimular a adesão dos gestores públicos maranhenses aos compromissos definidos na agenda do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, iniciativa do Tribunal de Contas de União e dos Tribunais de Contas Estaduais que promove a efetiva participação dos gestores públicos estaduais e municipais nas ações de prevenção à corrupção.
A corrupção é um dos principais problemas que afetam a gestão pública nacional, em todos os níveis, sendo responsável pelo desvio de um grande volume de recursos financeiros que deveriam ser aplicados no desenvolvimento de políticas públicas, nas mais diversas áreas, de maneira a gerar benefícios concretos aos cidadãos. Nesse cenário, a prevenção e o combate eficaz à corrupção tornaram-se uma das prioridades do sistema brasileiro de controle externo.
Organizado pela Secretaria de Estado de Articulação Política do Maranhão (SECAP), o Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção tem como instituições parceiras o Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC).
Além de abordar aspectos específicos do processo de prevenção e combate à corrupção, o seminário vai tratar também do Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável, TCU+Cidades, criado para contribuir com os gestores no acesso a informações qualificadas sobre gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas e prestação de contas.
O TCU+Cidades vai gerar um amplo e detalhado banco de dados sobre a gestão pública brasileira que tem o potencial de contribuir de forma decisiva para a elevação da qualidade das medidas gerenciais implementadas pelos administradores públicos do país, contribuindo para maior efetividade das políticas públicas.
As inscrições para o Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção devem ser feitas no endereço: https://bit.ly/SeminarioPrevencao