O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Washington Oliveira, abre, nesta sexta-feira (01) evento de capacitação sobre o sobre o Sistema de Acompanhamento de Contratações promovido pelo órgão, por meio da Escola Superior de Controle Externo – Escex. O objetivo é habilitar os responsáveis por contratações públicas de todo o Estado a utilizarem corretamente a ferramenta.
O treinamento será ministrado pelo secretário de Fiscalização do TCE, o auditor estadual Fábio Alex de Melo, e pelo analista de TI, Leandro Rodrigues, responsável pelo gerenciamento técnico do Sacop. A transmissão será feita pelo canal da Escex no Youtube.
clique AQUI para acompanhar.
Uma das mais importantes ferramentas de transparência desenvolvidos pelo TCE maranhense o Sacop é destinado ao recebimento de informações e documentos eletrônicos referentes à realização de procedimentos licitatórios e contratações públicas por órgãos e entidades públicas, estaduais ou municipais, inclusive consórcios públicos intermunicipais
A alimentação do sistema com as informações referentes aos gastos públicos é obrigatória para todos os ordenadores de despesa sob a fiscalização do TCE. A ferramenta também é vital para o controle social, permitindo o acompanhamento dos gastos públicos por parte da coletividade. É por meio dele que a população pode se informar sobre as licitações que estão sendo realizadas no seu município.
O treinamento de seus fiscalizados para a correta utilização das ferramentas de transparência e controle é uma das principais atividades do órgão no aspecto pedagógico de sua atuação, missão a cargo da Escola Superior de Controle Externo – Escex. “Capacitamos nossos fiscalizados de acordo com eventuais demandas e ainda dentro de uma agenda anual de treinamentos, visando garantir que todos tenham condições de prestar as informações necessárias ao acompanhamento dos gastos públicos”, explica o secretário de Fiscalização, Fábio Alex de Melo.
Para o presidenre do TCE, o encontro é mais um passo importante dentro de um processo de diálogo e cooperação que se deseja permanente e cada vez mais produtivo. "O TCE deseja ser, mais do que nunca, um parceiro da gestão pública em seu processo de aperfeiçoamento e na construção de uma cultura da transparência em nosso Estado", ressalta o conselheiro.