Liderado pelo presidente do órgão, conselheiro Washington Oliveira, um grupo de servidores do TCE-MA visitou o Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem), ocasião em que conheceram as suas instalações e conversaram com gestores e funcionários daquele órgão. O conselheiro deixou clara a intenção de estabelecer uma parceria entre as instituições.
“Nós precisamos recuperar documentos do TCE e o Arquivo Público tem laboratório e equipe especializada para isso. Vamos conversar com o secretário de Cultura sobre esse assunto, fazer uma proposta àquele gestor de encaminhamento dos documentos, com o pedido para que a secretaria aparelhe melhor o Arquivo, potencializando sua ação” disse Washington Oliveira.
A secretária-executiva de Tramitação Processual, Mônica Rocha, falou sobre o objetivo da visita, enfatizando a importância do alinhamento de uma parceria. “Do ponto de vista institucional, essa aproximação é muito importante para ambas as partes. Pretendemos fazer um convênio em relação a material para restauro, com o arquivo cedendo profissionais e equipamentos para isso”.
Mônica ainda complementou: “Parte da documentação que compõe a história do tribunal de contas também é levantada pelo Arquivo Público do Estado. O presidente Washington incentiva muito não só a preservação da memória do TCE, mas também a implantação do nosso memorial. Essa convergência de esforços só trará benefícios à sociedade”.
A gestora do arquivo, Vilma Teixeira de Castro, especialista em Aperfeiçoamento Técnico e Didático em Arquivologia, mostrou-se animada com a perspectiva da aproximação com o TCE-MA, dizendo que “essa visita abre portas para que o Arquivo possa melhorar a cada dia como um órgão de utilidade para a sociedade maranhense”.
A especialista também falou em esperança como encontro. “A partir do apoio do presidente Washington, pudemos vislumbrar uma perspectiva de melhora nas dificuldades que enfrentamos e possamos consolidar nossa instituição como guardião da memória e da história do Maranhão”, enfatizou Vilma.
O presidente do TCE encerrou o encontro citando a expectativa de diálogo com o Poder Executivo. “Vou conversar com o governador sobre a situação do Arquivo. Eu tenho muito interesse em relação à preservação de documentos históricos. Não podemos, em um estado como o nosso, de grande tradição histórica, deixar de apoiar um órgão que cuida da nossa memória. Tenho certeza da sensibilidade do governador para com o assunto”, finalizou o conselheiro.
Como integrantes da equipe do TCE, estiveram presentes à visita: o diretor da Escola de Contas, José Ribamar Lopes Nojosa; a supervisora de Arquivo, Maria José Nava Castro; a auditora de Controle Externo, Lúcia Cristina do Nascimento Costa Rodrigues; e o assessor de Relações Interinstitucionais, João Torres.
