Em eleição realizada online devido à pandemia, a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) elegeu quatro novos membros para o seu quadro de imortais, entre eles dois servidores do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA): o conselheiro-substituto Antônio Blecaute Costa Barbosa e o técnico estadual de Controle Externo João Carlos Pimentel Cantanhede.
O conselheiro Blecaute Barbosa é escritor e um dos precursores do teatro itapecuruense na década de 1980, além de doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor universitário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O novo imortal ocupará a cadeira de n° 17, que tem como patrono o cônego Albino Campos.
Seu livro “A legitimidade do gasto governamental no Brasil: as condições de possibilidade do controle externo pelo Tribunal de Contas da União após a Constituição Federal de 1988”, publicado pela Editora Blucher, faz parte da Série Direito Financeiro, que reúne publicações de vários autores brasileiros voltadas à análise dos temas mais revelantes desse campo de conhecimento, notadamente os vinculados à atuação do Estado e ao desenvolvimento das políticas públicas, bem como os reflexos dessas ações no desenvolvimento socieconômico nacional.
O técnico João Carlos Pimentel Cantanhede, eleito para a cadeira de n° 19, que tem como patrono Antônio Olívio Rodrigues, é artista plástico com graduação pela UFMA, professor, escritor e mestre em Artes Visuais. Escreveu os livros Revivescência (2014), Cantanhede (2010), Veredas Estéticas (2008) e A Cidade e a Memória (2013) (em parceria com a professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Raimunda Fortes), além de ser um dos organizadores das antologias Púcaro Literário (2017, 2018 e 2021).
Pimentel já recebeu os seguintes prêmios: Mostra maranhense de humor – 1999 - melhor cartoon maranhense; Mostra maranhense de humor – 2000- melhor cartoon maranhense; Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís – 1º lugar categoria pintura.
Na mesma sessão, também foram eleitos Adney Teles, pesquisador, servidor público, jurista (mestrando em Direito) e professor universitário, e Itaan Santos, escritor, professor universitário e médico veterinário com Doutorado em Agronomia.