TCE participa de seminário do programa “TransformAgora” em Balsas

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 10, na cidade de Balsas, localizada na região sul do estado, mais um seminário do programa “TransformAgora”, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Maranhão (Sebrae-MA) que objetiva estimular os pequenos empreendimentos a adotar procedimentos de controle interno que resultem num ambiente de negócios mais dinâmico e sustentável para este segmento produtivo, fortalecendo, simultaneamente, o combate à corrupção.

O “TransformAgora” integra o programa “Cidade Empreendedora”, que tem como finalidade promover a transformação econômica, social e cultural dos municípios, por meio da atuação conjunta do Sebrae-MA e governos municipal e estadual, disponibilizando uma série de ferramentas para estimular a cultura empreendedora, gestão, inovação e políticas públicas, objetivando o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.

Em seu terceiro ciclo este ano, o “TransformAgora” elegeu como tema “Ética e Integridade”, fatores primordiais no processo de melhoria dos ambientes de negócios e que permitem aos empreendimentos oferecer produtos e serviços de qualidade mais elevada aos seus clientes.

Além do TCE, são parceiros do Sebrae-MA nas ações do “TransformAgora” o Governo do Estado, a Controladoria-Geral da União no Maranhão (CGU-MA) e o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), instituições integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão.

Participaram do seminário de hoje, além dos representantes das instituições parceiras, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, empresários e membros da comunidade interessados no tema do evento.

A programação envolveu a realização de palestra, seguida de painel no qual os participantes debateram questões relacionadas à importância da implantação da cultura dos controles internos nas gestões empresarial e pública.

Outra vertente analisada no painel foi a que trata dos controles internos como fatores geradores de riqueza para os municípios, o estado e o país, estimulando os entes públicos a adotarem os procedimentos necessários para sua implantação e excelência operacional.

A palestra do seminário “TransformAgora” foi ministrada pelo professor Gilberto Socoloski Júnior, Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e teve como tema “Corrupção: o concorrente desleal do mercado. Proteja sua empresa e conquiste melhores oportunidades!”.

O secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, foi um dos debatedores do seminário “TransformAgora”. Em suas intervenções, Fábio Alex, destacou o papel do controle externo na implementação dos mecanismos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, afirmando que os gestores públicos maranhenses devem contemplar, nos Planos Plurianuais dos municípios, medidas que fortaleçam o desenvolvimento local e contribuam para a redução das assimetrias socioeconômicas. “Promover o desenvolvimento local passa pelo desenvolvimento de políticas públicas que encaminhem soluções nas áreas de educação, infraestrutura, saúde, apoio às atividades produtivas, geração de emprego e renda, entre outras. As administrações municipais devem liderar o processo de concretização de ações efetivas nesse campo como forma de contribuir para a evolução socioeconômica do Maranhão”, afirmou.

A programação do “TransformAgora” terá continuidade com a realização de seminários nas cidades de Bacabal (14/02), Pinheiro (17/02), São Luís (18/02) e Timon (22/02).


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC