João Carlos Pimentel lança segunda edição do livro CANTANHEDE – memórias terceiras

Artista de muitas talentos, o servidor do TCE-MA, João Carlos Pimentel, lança, neste sábado, às 17h, no Convento das Mercês, a segunda edição do livro CANTANHEDE – memórias terceiras.

A publicação é um misto de memórias, romance, crônicas e contos narrando fatos ligados a diversos aspectos das cidades de Itapecuru Mirim e Cantanhede, principalmente da vida no campo, e tem como fio condutor a família Cantanhede no Maranhão.

A obra contempla uma variedade grande de assuntos como: festas, casamentos, música, o rio Itapecuru, Semana Santa, o Trem (São Luís- Teresina), religiosidade e crendices populares, comidas e vaquejada. A primeira edição do foi lançada em 2010, após dois anos de pesquisa em São Luís, Itapecuru Mirim, Cantanhede, Pirapemas, Matões do Norte e Coroatá.

João Carlos Pimentel dá mais detalhes do livro: “As histórias e o recorte temporal contemplados no livro vão do início do século XVIII ao final do terceiro quartel do século XX, tendo como base de pesquisa a memória oral e fontes primárias como os livros de batismo, de casamento e de óbitos da Freguesia de Nossa Senhora das Dores do Itapecuru Mirim, além de alguns outros livros”.

A segunda edição acontece porque “julguei necessário que fosse feita uma nova edição, mais revisada e com alguns adendos e ajustes no texto antigo” completa Pimentel.

O ARTISTA - João Carlos é licenciado em Educação Artística - UFMA, em 2001. Possui Especialização em História do Maranhão – UEMA (2005); e Mestrado em Artes pelo ProfArtes – UFMA (2020).

Participou de várias exposições individuais e coletivas; obteve premiação de 1º Lugar em Pintura no XXVI Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, 2001; Melhor Cartum Maranhense na 2ª e 3ª Mostra Maranhense de Humor, 1999 e 2000; Menção Honrosa em Pintura no XXVII Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, 2002.
É autor dos livros Revivescência (2014); A Cidade e a Memória: as representações artísticas formando a identidade ludovicense”, 2013. Em parceria com a professora da Universidade Estadual do Maranhão, Raimunda Fortes; Cantanhede: memórias terceiras, 2010 (1ª edição) e 2021 (2ª edição); e Veredas Estéticas – fragmentos para uma história social das artes visuais no Maranhão, 2008; e é organizador, conjuntamente com Jucey Santana, da Antologia Púcaro Literário (2017, 2018 e 2021).


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC