Pesquisa vai traçar novo diagnóstico de clima organizacional

Obedecendo a um critério do programa QATC - Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas do Brasil, dentro do Marco de Medição do Desempenho – MMD, as cortes de contas do país realizam periodicamente uma pesquisa de clima organizacional para identificar oportunidades de melhoria do ambiente de trabalho. Classificada como boa prática, a pesquisa contempla, na metodologia do QATC, o indicador de Gestão de Pessoas, sob a dimensão da política de bem-estar, acessibilidade e clima organizacional.

Em 2013 foi realizada uma pesquisa com os Tribunais de Contas de todo o país. No entanto, a metodologia da Avaliação MMD-TC tal qual é utilizada hoje foi aplicada a partir de 2015, entrando agora, portanto, no quarto ciclo, compreendendo os anos de 2015 a 2022.

A Pesquisa de Clima Organizacional do TCE-MA será realizada pela Unidade de Gestão de Pessoas – Ungep, com apoio da Superintendência de Qualidade de Vida – Suvid e Coordenadoria de Informações Gerenciais – Coing. Utilizando o aplicativo de gerenciamento de pesquisas Google Forms, a pesquisa será aplicada no período de 08 a 19 de agosto, e envolverá membros comissionados, terceirizados e estagiários.

O clima organizacional é mensurado em um dado período, ajudando a mapear as percepções dos colaboradores a partir da coleta de dados. Por meio de um questionário, o colaborador responde às perguntas de acordo com sua experiência e percepção sobre a organização. Os critérios a serem pesquisados são: Lideranças; Relações Internas; Qualidade de Vida; Treinamento e Desenvolvimento; Reconhecimento; e Tecnologia da Informação. Divididas entre esses itens, serão aplicadas 65 questões.

A pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos servidores sobre a entidade, constituindo-se uma boa estratégia para obtenção de informações sobre o ambiente interno da instituição. Essas informações permitem, identificar eventuais motivos de insatisfação e os pontos a melhorar. Assim, a organização pode analisar se o ambiente de trabalho é saudável, entendendo o nível de engajamento, satisfação, motivação e qualquer outro fator capaz de afetar o desenvolvimento e desempenho dos servidores, independentemente do tipo de assunto, além de poder minimizar problemas como desperdícios, absenteísmo, conflitos no trabalho, desmotivação e até mesmo incentivar a criação de equipes de alta performance e um ambiente propício para a inovação.

Para o presidente do TCE, conselheiro Washington de Oliveira, a pesquisa de clima é uma ferramenta indispensável, especialmente no momento atual, em que o isolamento imposto pela pandemia do coronavírus começa a ser substituído pelo contato direto das relações interpessoais. “Para tornar nosso ambiente interno mais o mais saudável e produtivo possível, precisamos de um diagnóstico sobre como estamos nos relacionando hoje na construção permanente de nossa instituição ”, observa.

MMD-QATC - A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, concebeu o projeto de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo em 2013. Iniciado em março daquele ano, o projeto visa fortalecer o sistema Tribunal de Contas como essencial ao controle dos recursos públicos e à cidadania e estimular a transparência das informações, das decisões e da gestão das Cortes de Contas.

O QATC fortalece o sistema nacional de controle externo e contribui para que os Tribunais de Contas atuem de maneira harmônica e uniforme, aprimorem a qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência, a partir de um padrão de fácil verificação e confirmação


© 2025 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC