A Secretaria de Fiscalização do TCE promoveu, nesta quinta-feira, reunião com as equipes que irão a campo nos próximos dias dando sequência à auditoria na área da Saúde que abrangerá um total de 16 municípios maranhenses. Serão 16 equipes mobilizando um total de 30 auditores, todos eles dos quadros do Tribunal.
A reunião teve o objetivo de repassar estratégias de abordagem, metodologia e aspectos logísticos envolvidos nesse trabalho, que terá a duração média de duas a três semanas. “Escopo, papéis de trabalho, técnica do relatório e produtos foram alguns dos aspectos considerados, onde procuramos recuperar a experiência exitosa de trabalhos anteriores”, explicou o secretário de Fiscalização do TCE.
No começo do mês, a fiscalização foi incorporada ao Plano de Ação do Tribunal para este ano, atendendo à deliberação da Rede de Controle, por meio da CGU-MA, TCU-MA, MPC, MPF e MPMA órgãos que construíram o consenso que resultou na aprovação da medida.
Denúncias amplamente divulgadas recentemente em veículos de imprensa nacional apontaram desvios de recursos públicos vinculados à Saúde em vários municípios maranhenses oriundos de verbas específicas para ações e serviços públicos de saúde. Verbas do chamado “orçamento secreto”.
Os 16 municípios a serem fiscalizados nessa etapa são: Igarapé Grande, Bela Vista do Maranhão, Afonso Cunha, Bernardo do Mearim, Vitorino Freire, Lima Campos, São Francisco do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Tufilândia, Fernando Falcão, Bom Lugar, Junco do Maranhão, Tuntum, Pedreiras, Caxias e Santa Quitéria do Maranhão.