Começaram hoje os treinamentos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Os cursos estão sendo realizados na Escola de Superior de Controle Externo (Escex). Na programação de hoje, 22, a qualificação é voltada para os módulos Administrar (gestão e configuração) e Usar, que têm como foco os usuários do sistema.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que reúne um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa por meio da gestão de processos e documentos eletrônicos.
Os treinamentos estão sendo feitos nos laboratórios de informática da instituição, de forma presencial, com turmas diárias, no período de 22 a 26 de agosto, de 8h às 14h. Trezentas e uma inscrições foram realizadas para os cursos que fazem parte do treinamento da Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A qualificação do maior número possível de servidores em relação às funcionalidades do SEI é fundamental para a gestão de documentos e processos no âmbito do TCE maranhense, uma vez que a implantação do sistema influencia diretamente na eficiência administrativa da instituição.
A capacitação está sendo ministrada por Fernando Martini e Francisco Júnior, servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-RO), e pelos servidores Sileno Caetano Ramos e Wilter de Araújo Cavalcante, do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), que fazem parte da equipe indicada pela Coordenação Nacional de Implantação do SEI nos Tribunais de Contas do Brasil.
Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.
O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.
Minicurrículo dos moderadores
Francisco Júnior (TCE-TO)
Possui Pós-Graduação em Gestão de Tenologia da Informação (2015), Graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2005). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação e Governança de TI.
Fernando Martini (TCE-TO)
Coordenador da equipe de estudos, desenvolvimento e implantação do sistema de coleta e auditoria dos dados contábeis dos municípios. Sistema "SICAP – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública". Através deste sistema o Tribunal de Contas acabou com a necessidade de prestação de contas impressas, ocasionando uma economia de papel e agilidade nos procedimentos de auditoria. Coordenador na implantação da certificação digital nos municípios tocantinenses. Membro do grupo de padrões tecnológicos do PROMOEX - Programa de Modernização do Controle Externo.