Os servidores que ainda não responderam a Pesquisa de Clima Organizacional do TCE agora têm até o dia 31 de agosto para o preenchimento das informações. O prazo foi prorrogado pela Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep), setor responsável pela realização da pesquisa.
Até o momento, um total de 170 servidores respondeu à pesquisa. Sendo 40 auditores, o que corresponde a 25 % desse segmento; 33 estagiários (20%), 30 técnicos (18%) e 9 terceirizados (5%).
O clima organizacional é mensurado em um dado período, ajudando a mapear as percepções dos colaboradores a partir da coleta de dados. Por meio de um questionário, o colaborador responde às perguntas de acordo com sua experiência e percepção sobre a organização. Os critérios a serem pesquisados são: Lideranças; Relações Internas; Qualidade de Vida; Treinamento e Desenvolvimento; Reconhecimento; e Tecnologia da Informação. Divididas entre esses itens, serão aplicadas 65 questões.
A pesquisa tem como finalidade analisar a percepção dos servidores sobre a entidade, constituindo-se uma boa estratégia para obtenção de informações sobre o ambiente interno da instituição. Essas informações permitem, identificar eventuais motivos de insatisfação e os pontos a melhorar. Assim, a organização pode analisar se o ambiente de trabalho é saudável, entendendo o nível de engajamento, satisfação, motivação e qualquer outro fator capaz de afetar o desenvolvimento e desempenho dos servidores, independentemente do tipo de assunto, além de poder minimizar problemas como desperdícios, absenteísmo, conflitos no trabalho, desmotivação e até mesmo incentivar a criação de equipes de alta performance e um ambiente propício para a inovação.
MMD-QATC – O diagnóstico do clima organizacional dos tribunais de contas brasileiros está sendo realizado no contexto do projeto de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo, concebido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon em 2013.
Iniciado em março daquele ano, o projeto visa fortalecer o sistema Tribunal de Contas como essencial ao controle dos recursos públicos e à cidadania e estimular a transparência das informações, das decisões e da gestão das Cortes de Contas.
O QATC fortalece o sistema nacional de controle externo e contribui para que os Tribunais de Contas atuem de maneira harmônica e uniforme, aprimorem a qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência, a partir de um padrão de fácil verificação e confirmação.
Para responder a Pesquisa de Clima Organizacional basta acessar o e-mail corporativo.