NOTA DE ESCLARECIMENTO
Diante da pane elétrica que atingiu o edifício-sede 01 do Tribunal de Contas do Estado, onde se encontram instalados os servidores de rede que atendem a todos os sistemas informatizados, a direção do órgão vem esclarecer que:
1 - Foram adotadas de imediato todas as providências para o restabelecimento do fornecimento elétrico, incluindo um amplo diagnóstico dos fatores que possam estar sobrecarregando o sistema ou comprometendo o seu desempenho;
2 – Mesmo com esse trabalho ainda em curso, foi possível garantir a retomada parcial das atividades, apesar da instabilidade da rede elétrica, graças ao trabalho da equipe de engenharia do TCE, em estreita colaboração com a empresa responsável pela manutenção predial, contratada em abril passado.
3 – É importante destacar que, ao longo dos últimos vinte (20) anos, essas instalações não foram submetidas a uma manutenção adequada, ao mesmo tempo em que foram sendo sobrecarregadas com o acréscimo de splits sobrepostos ao sistema original, que é uma central de climatização;
4 – Por outro lado, as equipes de manutenção predial e de Tecnologia da Informação (TI) vêm trabalhando em sintonia visando assegurar, também, o restabelecimento dos sistemas informatizados tão logo a rede elétrica seja estabilizada;
5 – Com a conclusão do diagnóstico, serão adotadas medidas no âmbito administrativo para racionalizar o uso de equipamentos que possam sobrecarregar a rede elétrica, tais como cafeteiras, fornos de micro-ondas e frigobares, entre outros;
6 – Portaria da Presidência disciplinará a prorrogação dos prazos processuais e de sistemas.