A Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex) realiza nesta quarta-feira, 30, o lançamento do projeto Controle Entrelinhas. O projeto tem o objetivo abordar os temas em convergência com atividade de controle externo, a partir do marco teórico-legal da Constituição Federal de 1988, na Declaração de Moscou (2019) - INTOSAI, na Carta de Foz do Iguaçu e nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU. O lançamento ocorrerá no Canal do Youtube da ESCEX e terá transmissão para os interessados na Sala Retrátil da ESCEX.
O projeto estreia com o tema “Transformação Digital com foco no setor público”, cujo 1º Episódio, “A inovação tecnológica implementada pela EMAP no complexo portuário Itaqui-Bacanga: Os impactos da transformação digital”, traz como palestrante o diretor de Administração e Finanças da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Artur Thiago Costa. Contador formado pela UFMA, é mestre em Logística e Gestão Portuária pela Universidade Politécnica de Valencia (Espanha), além de especialista em Gestão Portuária pela Agência Internacional de Cooperação Japonesa – JICA. A Moderação será feita pela auditora do TCE, Rossana I. Jansen dos Santos.
O encontro foi gravado nas dependências da Escex, no início de setembro, ocasião em que o presidente do TCE-MA, conselheiro Washington Oliveira, recebeu, além do palestrante, o presidente da Emap, Ted Lago.
A ideia é do projeto é contribuir para que os Tribunais de Contas brasileiros realizem uma auditoria governamental de melhor qualidade e impacto positivo na vida dos cidadãos, com vistas à aplicação eficaz dos recursos públicos e ao alcance das prioridades nacionais em vinculação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
“O TCE tem procurado se aproximar e tem feito parcerias com órgãos públicos do estado no sentido de buscar um debate maior sobre o desenvolvimento do Maranhão. A Emap é uma empresa fundamental e vem, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo um grande trabalho para modernizar a atividade portuária, por isso temos discutido com o seu presidente, Ted Lago, essa colaboração em várias áreas, incluindo a de avanço tecnológico, a qual nosso tribunal incentiva e em que tem avançado bastante”, disse o presidente do TCE.
O público-alvo do projeto é formado por servidores, fiscalizados e cidadãos da área de Controle Externo, com a metodologia de roda de conversa, em formato híbrido - presencial e online, sendo realizado durante o 2º semestre de 2022, sempre no horário das 9h30 às 12h, na Escex. Constam do conteúdo programático: Transformação Digital; Novas perspectivas do Controle Externo e papel das Escolas de Contas; Relação entre Democracia e Parecer Prévio; Transparência pública: outras dimensões para além da transparência fiscal; entre outros temas.
O diretor de administração e finanças da empesa, Artur Thiago Costa, destacou a importância de falar sobre inovação durante o programa. “Foi uma ótima oportunidade para mostrarmos o que o Porto do Itaqui faz, já que os órgãos públicos, como um todo, apresentam cada vez mais desafios. Nossa experiência tem sido bem satisfatória. O convite do TCE para expormos nosso programa de inovação é salutar para essa troca de experiências”, afirmou.
PROGRAMÇÃO:
Bloco I: “Transformação Digital com foco no setor público”.
1º Episódio: “A inovação tecnológica implementada pela EMAP no complexo portuário Itaqui-Bacanga. Os impactos da transformação digital.
Moderador: Rossana I. Jansen dos Santos. Auditor Estadual de Controle Externo
Palestrante: Artur Thiago Costa. Diretor de Administração e Finanças – Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Porto do Itaqui, São Luís-MA. Mestre em logística e gestão portuária pela Universidade Politécnica de Valencia (Espanha). Especialista em Gestão Portuária pela Agência Internacional de Cooperação Japonesa – JICA. Contador formado pela UFMA.
Link de transmissão Canal do Youtube da ESCEX :
https://www.youtube.com/watch?v=y1nDXKK-NDs&list=PLktY-Qa0iPLItgHvfP3CC6M1IDUMV5zG4