Cerimônia realizada na tarde de ontem, 12, na sede da Escola de Governo do Estado do Maranhão, marcou a criação da Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão. A entidade será responsável pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas direcionadas à qualificação de servidores públicos e membros da comunidade em variadas áreas de conhecimento.
A intenção é ampliar a disseminação e a produção de conhecimentos em diversos campos de saber de modo a contribuir para a elevação da qualidade da gestão pública no Maranhão. Outro aspecto positivo da atuação em rede será o aumento exponencial do alcance das ações educacionais realizadas pelas entidades integrantes da rede.
Os representantes das entidades que integram a Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão assinaram dois documentos no evento de ontem, 12: o Protocolo de Intenções e o Regimento Interno.
O Protocolo de Intenções estabelece como finalidade da Rede Estadual de Escolas de Governo promover a cooperação recíproca entre as escolas de governo com o objetivo de unir esforços para implementação de ações conjuntas nos campos educacional e pedagógico, objetivando, entre outros pontos, o desenvolvimento institucional e da gestão pública e a formação dos servidores públicos do Maranhão, ampliando a capacidade de inserção dos mesmos na sociedade, dentro das exigências contemporâneas relativas às competências e habilidades relativas ao exercício funcional, com foco na melhoria do desempenho e nos resultados apresentados à sociedade.
Já o Regimento Interno, trata do arcabouço normativo que dá consistência jurídica à entidade e disciplina questões voltadas à operacionalização das múltiplas atividades que serão feitas quando de sua entrada em funcionamento.
Foram signatárias da criação da Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão as seguintes entidades: Escola de Governo do Maranhão; Escola de Socioeducação do Maranhão; Escola dos Conselhos; Escola de Saúde Pública; Diretoria de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão; Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão; Escola do Legislativo; Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado do Maranhão e a Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.
Presente à cerimônia de criação da Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Washington Oliveira, afirmou que a entidade está sendo criada em momento oportuno e contribuirá de forma decisiva para que conhecimentos de alto nível sejam difundidos aos servidores públicos e aos cidadãos, contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços públicos. “Informação qualificada e processos educacionais eficazes resultam em conhecimento. Fator indispensável para uma inserção produtiva de nossos cidadãos e o adequado aproveitamento das potencialidades de nosso estado. A Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão cumprirá um papel fundamental nesse cenário, por meio da atuação integrada e efetiva dos órgãos que a constituem”, destacou.