Nesta segunda feira, 23, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, através da Supervisão de Qualidade de Vida (Suvid), realizou uma palestra para conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento, realizado na sala retrátil da Escola Superior de Controle Externo (Escex), teve a participação da médica e residente em mastologia do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Luana Mendes Nogueira.
Durante a ação, que contou com a presença de servidoras, estagiárias e terceirizadas do TCE maranhense, foram abordados verdades e mitos a respeito da doença, bem como os principais fatores que contribuem para o surgimento e agravamento do câncer.
Segundo Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, neste ano são estimados mais 73.610 mil casos da doença. Além disso, ele é um dos mais letais entre pessoas do sexo feminino, com uma taxa de mais de 18 mil mortes ao ano.
De acordo com Luana Nogueira, a realização da mamografia é essencial para o diagnóstico e tratamento. "As mulheres, com idade a partir dos 40 anos, devem realizar a mamografia de forma anual, pois a partir desse exame é possível identificar alterações sintomáticas e assintomáticas do câncer de mama, visto que nem todo nódulo é palpável", diz a médica.
"O Outubro Rosa é um importante período de conscientização acerca do câncer de mama. Assim, como forma de sensibilizar sobre este assunto, a roda de conversa cumpre papel importante no processo de informar sobre as formas de prevenção, bem como a importância do autoexame, de exames de rotina e o cuidado com a saúde, são pontos relevantes para um diagnóstico precoce e para o tratamento", diz Venina Vale, coordenadora da Suvid.
A Supervisão de Qualidade de Vida realizou ações em alusão a campanha do Outubro Rosa durante todo o mês, como a distribuição do simbólico laço rosa, dia de beleza, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e disponibilização de mural informativo. Além das práticas integrativas complementares (Pics) com auriculoperapia, ventosoterapia e massagem relaxante, programadas para o dia 26/10.