O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e o Instituto de Educação do Maranhão (IEMA), com o apoio da Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão, realizam na próxima quinta-feira, 14, evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.
O Dia Internacional contra a Corrupção é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. A proposta de criação do Dia Internacional contra a Corrupção foi apresentada pela delegação brasileira à época da votação da Convenção. Foi nesse dia, no ano de 2003, que mais de 110 países assinaram a Convenção, entre eles o Brasil.
O Congresso Nacional brasileiro aprovou o texto da Convenção em maio de 2005. No dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União o órgão responsável pela implementação da Convenção. Desde então, todos os anos a CGU e outras instituições públicas promovem celebrações do Dia Internacional contra a Corrupção em todos as capitais do país.
Durante o evento serão entregues os prêmios do I Concurso Literário de Crônicas – “Corrupção: Ação do Presente que Reflete no Futuro”, no qual concorreram alunos de todas as unidades do IEMA.
Foram premiados, em ordem de classificação, os alunos Ana Caroline Almeida Lopes (Centro/São Luís); Lavínia Silva Marques (Tutóia); Ana Paula Ferreira Saraiva (São Vicente de Ferrer); Millena Cristina De Oliveira Leonardo (Tutoia); Ellen Caroline Pereira Nunes (Viana); Deiwison Hick Morais Serra (Viana); Alícia Ester Bezerra Ferreira (Centro/São Luís); Arthur Serejo Araujo (Bacelar Portela); Emelly Sayury dos Santos Mendonça (Bacelar Portela) e Rogério Araújo da Conceição (Vargem Grande).
Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, o evento pretende chamar a atenção da sociedade, especialmente os jovens estudantes, para a importância de todos estarem vigilantes e atuarem, sempre que possível, no combate à corrupção, cujos efeitos danosos prejudicam o desenvolvimento socieconômico do país. “O evento que vamos promover e a premiação que nele será entregue pretendem estimular os estudantes do IEMA a compreender melhor o que representa a corrupção, qual sua magnitude em nosso país, seus efeitos prejudiciais e o que deve ser feito para combatê-la. Debater em profundidade este temas é um passo importante para as mudanças que se fazem indispensáveis neste campo”, afirmou.