Membros e servidores do TCE participam de palestra sobre Inteligência Artificial Generativa

Os professores-doutorres da Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Bliacherine e Luciano Vieira de Araújo proferiram na manhã desta segunda-feira, 5, na Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Escex), a “Palestra de Sensibilização dos Membros e Servidores do Tribunal de Contas para o Uso de Inteligência Artificial Generativa”.

Todos os integrantes da cúpula do TCE maranhense e um número significativo de servidores participaram do evento no qual os palestrantes apresentaram as possibilidades de emprego da Inteligência Artificial Generativa nas organizações, em particular nos tribunais de contas.

No caso específico das atividades de controle externo, a utilização desta tecnologia permitirá maior agilidade no processamento dos imensos volumes de dados relativos à gestão pública, a ampliação das interfaces de diálogo com os cidadãos e os fiscalizados, o aumento da escala das ações destinadas ao cumprimento da função pedagógica das Cortes de Contas, o geoprocessamento de informações para o planejamento e a execução de auditorias, inspeções e fiscalizações, entre outros aspectos.

Outro ponto que será impulsionado com a utilização da Inteligência Artificial Generativa é o que envolve a elaboração de documentos com a utilização da ferramenta ChatGPT. Considerados em conjunto, estes fatores têm um papel primordial na efetividade dos órgãos de controle externo.

Inteligência Artificial Generativa é o ramo da Inteligência Artificial que envolve um conjunto de dados em larga escala e diferentes modelos de linguagem treinados para o desenvolvimento de diversas atividades. Essa inovação pode ser usada na criação de textos, vídeos, códigos e muitos outros elementos que estão presentes em diversas atividades e áreas profissionais.

Uma das áreas em que esses avanços se registram com maior intensidade é a que abrange o processamento de linguagem natural e demais recursos que são ofertados a partir dos documentos existentes nos autos processuais e de outros documentos produzidos nas áreas administrativas com potencial para melhorar e dar mais rapidez aos fluxos nos gabinetes dos Conselheiros, Ministério Público de Contas, setores responsáveis pelas auditorias, inspeções e fiscalizações, além das áreas administrativas.

Ao longo da palestra e tendo por base vários dispositivos tecnológicos já disponíveis, os professores apresentaram aos membros e servidores do TCE maranhense o potencial das ferramentas de Inteligência Artificial para melhorar os fluxos e processos de trabalho da instituição, com foco nos produtos e nos resultados que podem ser obtidos a partir de sua efetiva implementação.

O diretor da Escex, conselheiro-substituto Antonio Blecaute Costa Barbosa, destaca a importância de o TCE maranhense utilizar, de forma objetiva e com as adaptações necessárias, as ferramentas da Inteligência Artificial Generativa para dar um salto de qualidade em sua atuação. “Precisamos estar atentos às inovações tecnológicas que afetam a atuação dos tribunais de contas como forma de nos adaptarmos a elas e conseguirmos cumprir a missão que nos foi destinada pela Constituição Federal. A palestra que a Escex realizou hoje é o ponto de partida de um processo que nos ajudará a entender melhor e a desenvolver as ferramentas de Inteligência Artificial Generativa que possibilitarão ampliar nossa efetividade em benefício da sociedade”, disse.


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC