A Supervisão de Qualidade de Vida do Tribunal de Contas do Estado (Suvid), por intermédio do Setor Psicossocial, promoveu na manhã da quinta-feira, 9, a ação educativa “Estacionamento Consciente”, desenvolvida por meio de parceria entre o TCE e a Coordenação da Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
A atividade teve como objetivo orientar e sensibilizar os servidores do TCE maranhense sobre as normas e o uso correto dos estacionamento, especialmente os destinados a públicos específicos como gestantes, lactantes, idosos e portadores de necessidades especiais. A utilização inadequada dos estacionamentos é passível de punições que estão definidas no Código de Trânsito Brasileiro, como multas, registro de pontos na carteira de habilitação, além de outras sanções.
Os participantes da ação educativa foram orientados por instrutores sobre o uso correto dos estacionamentos, receberam material pedagógico, adesivos para carros e foram emitidas credenciais para estacionamento especial para atender ao direto a que cada condutor está apto a exercer. Foram emitidas cinquenta e oito credenciais para vagas especiais em estacionamento.
A ação educativa “Estacionamento Consciente” integra a programação da Campanha “Maio Amarelo”, relativa ao mês de conscientização no trânsito. Para supervisora da Suvid, Venina Vale, a educação no trânsito é um fator de civilidade, cada vez mais importante em razão do elevado nível de tensão que marca a interação dos condutores de veículos. “A ação Estacionamento Consciente contribui para o correto exercício de um direito previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Exercê-lo da forma adequada é fundamental na vida em sociedade”, afirma.