Das pinturas rupestres de Lascaux aos luminares da filosofia, da psicanálise e da literatura e sua relevância em tempos de textos criados por IA. A aventura da condição humana em busca da sua consciência foi o fio que conduziu a conversa com Adonay Moreira, convidado do mês do programa Encontro com Escritores, na última sexta-feira (24).
Mantido pelo Clube de Leitura Maria Firmina, vinculado à Biblioteca do TCE, o bate-papo foi mediado por sua coordenadora, a auditora Rossana Jansen, contando com a presença de convidados ilustres, como a escritora e ensaísta Arlete Nogueira Machado, a doutora e professora de Filosofia da UFMA, Rita de Cássia Oliveira, e o intelectual e ativista das letras, Alexandre Lago.
Ao longo de mais de uma hora de conversa, o público, formado preferencialmente por servidores da casa, com a presença dos terceirizados – convidados cativos do programa juntamente com os estagiários, foi possível interagir com o pensamento do jovem erudito, focado na busca de sentido para a jornada humana e suas implicações na contemporaneidade.
Formado em Filosofia e Mestre em Literatura e Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Adonay Ramos Moreira venceu, em 2013, o 35º Concurso Literário Cidade de São Luís, na categoria novela, com a obra "O Labirinto". É autor ainda dos livros: "Sentimentos" (poesia, 2011), "Poemas", (poesia, 2012), "O Livro dos Poemas Invisíveis" (poesia, 2015), "Sobre Luzes e Sombras" (poesia, 2017) e "O Defunto Imaginário" (romance, 2022).
Nas palavras do escritor, a velha afirmação do poeta mexicano Octávio Paz, segundo o qual poesia é salvação, permanece válida e pulsando. E algo dessa vitalidade foi encontrada em sua participação no programa. “Tal iniciativa é fundamental para manter viva a chama da literatura e, além disso, promover um diálogo entre a instituição, tão importante para a saúde democrática de nosso Estado, e a população através da literatura. Sinto-me honrado por ter feito parte desse programa, tão bem conduzido por Rossana Jansen, e desejo-lhe vida longa, pois sua existência representa um ponto de luz nessa escuridão que é a barbárie de nosso tempo”, afirma o escritor.
O entusiasmo compartilhado entre o escritor e seu público também contaminou positivamente os convidados dessa edição. “Os encontros promovidos pela auditora Rossana Jansen na Escola Superior de Controle Externo (Escex) do Tribunal de Contas têm sido um exemplo de fomento cultural no ambiente das instituições públicas. Uma oportunidade de diálogo literário de excelente nível, a exemplo do convidado de hoje”, observou Alexandre Lago.
“A conversa com o escritor e poeta Adonay Moreira sobre literatura foi de um conhecimento profundo sobre a literatura universal e, particularmente, brasileira. E mais importante e impactante por ser promovida por um órgão público da envergadura do Tribunal de Contas do Maranhão, sob a coordenação da auditora a Rossana Jansen, criadora do espaço Encontro com Escritores. Isso demonstra que órgãos públicos para além da sua missão específica podem e devem abraçar a difusão da cultura, tanto no que concerne à divulgação e maior aproximação com o artista, quanto a criar espaços nesses ambientes, considerados rígidos, mais acessíveis ao público”, avaliou por sua vez, a professora Rita de Cássia Oliveira.
Concebido pela escritora e auditora do TCE Rossana Jansen como parte das atividades do Clube de Leitura Maria Firmina, ligado à Biblioteca do TCE, o programa Encontro com Escritores entra em seu quarto ano de atividades consolidando seu papel de ponte entre a instituição e a coletividade por meio de seus expoentes literários. Ao longo desse tempo, o programa já recebeu nomes como Frank Santos, Charles Simões, Samuel Marinho, Lucia Santos, Lindevânia Martins e Gabriela Lages Veloso.