Palestras marcam segundo dia do “1º Encontro Técnico e da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico 2024 da Rede Integrar”

O segundo e último dia do “1º Encontro Técnico e da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico 2024 da Rede Integrar” foi marcado pela realização de palestras que abordaram temas essenciais às atividades desempenhadas pelo sistema tribunais de contas. A intenção foi possibilitar aos participantes reflexões que induzam à elaboração de estratégias e à futura implementação de ações capazes de promover um salto de qualidade na eficácia operacional das instituições de controle externo.

A primeira palestra teve como tema “O que há de novo em fiscalizações no setor público: acompanhamento ágil e outras metodologias” e foi proferida pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Carlos Renato Braga.

Em sua exposição, Carlos Braga apresentou as principais tendências e ferramentas hoje existentes para otimizar os procedimentos relativos às auditorias, fiscalizações e outras atividades pertinentes ao controle externo, com foco na elevação da qualidade dos resultados.

A segunda palestra foi proferida pelo professor Marcos Mendiburu, com o tema “A importância da participação cidadã nas auditorias coordenas”. Na qual demonstrou a importância da participação dos cidadãos no processo de melhoria das auditorias realizadas pelos órgãos de controle externo, por meio da efetiva implementação dos mecanismos de controle social.

O secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, fez um balanço positivo do “1º Encontro Técnico e da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico 2024 da Rede Integrar”, afirmando que a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas oportunizados pelo evento contribuirão para tornar as ações da Rede Integrar ainda mais efetivas. “A atuação em rede é uma forma poderosa de o sistema tribunais de contas elevar a padrão qualitativo de seus resultados na esfera do controle externo. Esse é um dos caminhos para melhor cumprirmos nossas atribuições constitucionais e atendermos às expectativas da sociedade brasileira”, destaca.


© 2024 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC