Desenvolver ações que melhorem a governança e contribuam para a elevação da qualidade dos resultados obtidos é um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelas organizações. Sejam elas públicas ou privadas.
Para ampliar os conhecimentos dos servidores do TCE sobre as questões relativas à governança e debater seus reflexos nas atividades de controle externo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por intermédio de sua Escola Superior de Controle Externo (Escex), promove de 25 a 27 de junho, o curso “Governança das Contratações”.
Cinquenta servidores do TCE que atuam como gestores e fiscais de contratos, gestores de unidades, auditores lotados na secretaria de Fiscalização (Sefis), além de membros da Alta Administração da Corte de Contas maranhense participam do curso que teve início na manhã de hoje, 25, e terá duração de dezoito horas.
Entre os objetivos pretendidos estão: maior eficiência na gestão dos deveres e responsabilidades por parte dos servidores encarregados de gerenciar e fiscalizar as contratações; a concepção e a adoção de medidas que evitem o sobrepreço e o superfaturamento na execução contratual; que os serviços prestados e os bens adquiridos atendam plenamente às necessidades a que foram destinados e que as tratativas funcionais e de execução do acompanhamento contratual sejam feitas com segurança, rapidez e de acordo com a legislação, evitando prejuízos ao interesse público.
O curso está sendo realizado na Sala Retrátil da Escex, com instrutoria a cargo do professor Paulo Alves, servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Mestrando em Ciências Jurídicas pela Ambra University – Flórida (EUA) e pelo professor Sandro Bernardes, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU).