O gestor da Unidade de Controle Interno do TCE (Ucint), foi um dos participantes, no último dia 21, da primeira reunião deste segundo semestre do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB). A reunião foi conduzida pelo Presidente do Comitê e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Conselheiro Gilberto Jales.
Com a participação de todos os integrantes do Comitê Técnico, o encontro, que ocorreu de forma virtual, teve como pauta a avaliação das ações já executadas durante os primeiros seis meses deste ano, bem como o planejamento das atividades que ainda estão prevista para o próximo semestre.
Logo de início, foi conduzida de forma dialogada uma avaliação sobre o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO 2024), realizado no período de 18 a 20 de junho, em Aracaju-SE. Na oportunidade, os coordenadores de cada eixo temático do Comitê compartilharam os produtos que foram apresentados pelos seus respectivos grupos de trabalhos durante o ENCCO 2024.
O Comitê Técnico deliberou, também, como ação para este segundo semestre, o monitoramento da implementação das diretrizes contidas nas “Cartas de Aracaju”, documento aprovado e publicado ao final do ENCCO 2024 e que apresentam princípios e metas que deverão ser seguidos pelo Sistema Tribunais de Contas até 2025, servindo como um norte de atuação nas áreas da Corregedoria, do Controle Interno e da Ouvidoria para essas Instituições.
Por fim, os integrantes do Comitê debateram acerca da organização das reuniões temáticas planejadas para ocorrer durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu-PR, no mês de novembro.
Para o titular da Ucint, as reuniões tem sido um momento precioso de interação, que mantém a coesão dessas áreas nos diversos Tribunais do país em torno de objetivos comuns, tendo como ponto de convergência a conquista de maior legitimidade por parte das cortes de contas junto à sociedade.