Auditores dos trinta e três Tribunais de Contas do Brasil participaram entre os dias 27 a 30 de agosto, do 7° Conacon – Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em Goiânia/GO. O Conacon foi promovido pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e pela Associação dos Auditores de Controle Externo do TCM-GO (AudTCM-GO).
O tema desta edição foi “Novas Tecnologias e os Desafios da Contemporaneidade”, e trouxe debates sobre a interseção entre a transformação digital e a necessidade de garantir padrões adequados de governança nas Cortes de Contas, fator essencial para o alcance da plena regularidade, imparcialidade e efetividade do controle externo da administração pública.
O presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (AudTCE/MA), Francisco Júnior, e as auditoras Aline Garreto, Natividade Pinheiro e Roselane Trovão foram os participantes do TCE maranhense no evento. Para Francisco Júnior o intercâmbio de conhecimentos proporcionado pelo Conacon contribui para que os auditores dos TCs estejam atentos aos principais temas que afetam o controle externo e analisem em profundidade os reflexos sobre o trabalho por eles realizado. “O Conacon já é uma realidade consolidada entre os eventos do controle externo do Brasil, tendo como diferencial uma abordagem de cunho técnico aos congressistas, além de ser um congresso concebido com temas do cotidiano dos Tribunais de Contas, que são debatidos e trazidos para reflexões na busca de melhorias para as atividades de controle externo, além de oportunizar a troca de experiências entre os auditores que dele participam”, afirma