Tendo como destaque a eleição da ex-procuradora de Contas Flávia Gonzalez Leite como a primeira conselheira da história do TCE maranhense, já está circulando, em formato eletrônico, a edição de meio do ano da revista TCE em Pauta, que já pode ser acessada para leitura e download no Portal do TCE, na seção destinada às publicações. Com um total de 40 páginas em cores, a revista cobre os assuntos que foram notícia na corte de contas maranhense de janeiro até o início de julho.
A matéria central dá destaque à eleição e cerimônia de posse da conselheira, que permitiu à corte de contas maranhense atender plenamente ao que determina a carta constitucional no que diz respeito à composição do Pleno. Em reportagem especial que começa na página 20, você confere tudo sobre esse momento histórico, que simboliza as lutas e conquistas da mulher maranhense.
Na entrevista do semestre, o controlador do TCE, João da Silva Neto, que fala sobre os
avanços e desafios que podem conduzir à elevação do grau de efetividade da corte maranhense, dentro de um contexto em que os Tribunais de Contas desenvolvem uma série de medidas para ampliar e fortalecer a atuação dessa área estratégica.
Fiscalização realizada pelo TCE nas matrículas na educação básica e na educação de jovens e
adultos (EJA) alcançou repercussão nacional. Com base nos resultados desse trabalho, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) orientou os Tribunais de Contas a realizarem fiscalizações nessa área que mobiliza elevadas somas de dinheiro público e é estratégica para o desenvolvimento socieconômico do país. Confira na pag. 27.
O TCE lançou o seu Plano Bienal de Fiscalização para o ciclo 2024-2025. O documento cumpre uma etapa do planejamento institucional do órgão e as ações estão centradas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Obras Públicas e Cidadania, essenciais para que o Maranhão melhore seus indicadores sociais e índices de desenvolvimento humano. Reportagem na página 31.
Nessa edição você confere também matérias sobre a entrega de certificados aos gestores premiados na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP); as atividades alusivas ao
Corregedoria Day, que contaram com a realização de palestra sobre o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e o que aconteceu em mais uma atividade do programa “Encontro com Escritores”, que comemora quatro anos de existência.