Exposição de objetos e obras de arte do acervo pessoal do artista e inauguração de sala de música compõem, nesta quinta-feira (30), o evento com o qual o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) homenageia o cantor Cláudio Pinheiro. Durante mais de um ano, o artista comandou o projeto TCE Cultural, concebido e implantado por ele na corte de contas maranhense. O projeto foi a última iniciativa de Cláudio Pinheiro no campo cultural, até seu falecimento em março deste ano.
Reunindo objetos pessoais, instrumentos musicais e obras de arte do acervo do artista, entre outros itens, a exposição “A magia cultural de Cláudio Pinheiro”, será aberta às 10h da manhã, na Galeria Amina Barros, com a presença de familiares, membros e servidores do TCE, além de convidados que fazem parte da história do artista, a maioria integrantes da classe artística.
Em seguida, será descerrada a placa que inaugura a Sala de Música Cláudia Pinheiro. Espaço anteriormente reservado aos ensaios e guarda de equipamentos do Coral do TCE, a sala deverá abrigar agora as atividades do projeto TCE Cultural, que também está sendo retomado nessa data, visando resgatar e dar vida ao legado do seu criador.
Nascido no município de Araioses, o artista teve uma intensa atuação na cena cultural da cidade, dando importante contribuição para a valorização da cultura popular, por meio de uma extensa pesquisa das manifestações culturais do Maranhão. Seu primeiro disco foi lançado em 1993, tendo sido indicado para o Prêmio Sharp na categoria "Revelação Nacional".