No contexto das celebrações do Mês da Mulher no TCE maranhense, a Escola Superior de Controle Externo (Escex), por meio da Biblioteca do TCE, promoveu, no último dia 19, o evento "O protagonismo feminino de Ana Jansen no Maranhão do século XIX", que debateu mitos e versões sobre uma das personagens femininas mais controvertidas da história maranhense.
Atividade do "Clube de Leitura Maria Firmina dos Reis", projeto inaugurado em 2020 com a finalidade de promover incentivo à leitura e a gestão do conhecimento, a roda de conversa realizada na Biblioteca do Tribunal reuniu as escritoras Elizabeth Abrantes e Sandra dos Santos, tendo por eixo temático o livro “Ana Jansen, a senhora do Maranhão”, das duas historiadoras, com a participação da escritora Ingrid Froés.
Publicado em 2023 pela Editora UEMA, a obra de cunho acadêmico não se restringe aos grandes feitos dessa personagem que saiu da vida para entrar no imaginário maranhense. Ao contrário, faz um estudo detalhado da sua vida pessoal e do seu contexto histórico, para entender a sua relevância enquanto figura feminina num período de dominância masculina.
Conhecida de todos os maranhenses como personagem lendária, Ana Joaquina Jansen Pereira, também conhecida como Donana, como era chamada por seus escravos, foi uma empresária e líder política brasileira, que se tornou figura controversa na história do Maranhão. Por sua suposta crueldade com seus escravos, criou-se uma lenda sobre seu espírito vagar pelas ruas de São Luís, conduzindo uma carruagem fantasmagórica.